Resenha: Flor de Cerejeira - Alana Gabriela

Publicação independente
319 páginas
2016

Outras resenhas da autora:
A Estranha Mente de Seth

Yoko é uma jovem talentosa e popular,  mas tudo isso muda bruscamente quando seu pai é preso por atropelar fatalmente um outro pai de família. Com dívidas cada vez maiores e uma mãe cada vez mais ausente, Yoko conhece Aidan e, junto com ele, um sentimento capaz de transformá-los por inteiro.

"Eu sou quebrável no fim das contas. Uma simples batida contundente e posso rachar."

Quando recebi um email da Alana perguntando se eu teria interesse em ler seu livro mais recente não pensei duas vezes e disse sim enquanto me enchia de curiosidade e ansiedade, já que o último livro que li dela foi uma excelente surpresa e fico muito feliz em poder dizer que as minhas expectativas sobre a história de Yoko fora mais do que alcançadas e que Alana conseguiu, novamente, criar uma trama que só se pode largar ao chegar ao fim da última página.



Flor de Cerejeira é o segundo livro da autora que leio e novamente tive o prazer de me surpreender com a sua capacidade de descrever tão claramente o que se passa na cabeça dos seus personagens. Salvo uma ou outra frase mal construída, sua narrativa em primeira pessoa é extremamente ágil e fluída, sem falar na excelente ambientação que ela constrói.

Yoko é uma protagonista extremamente sensível e cativante. Foi impossível não não me ver presa no seu drama e nas suas emoções, torcendo para que tudo desse certo para ela, afinal é muito injusto sofrer por tabela por um crime que não foi ela quem cometeu. Um pequeno detalhe dela que eu adorei é o fato de que a todo instante ela faz origamis para manter as mãos ocupadas e, por isso, ela está sempre criando algo. Contudo, se fosse para eleger um favorito eu não pensaria duas vezes antes de escolher o Aidan, um rapaz solitário, desestruturado mas que tem mais coisas boas a oferecer do que imagina. Sua história carrega ainda mais drama do que a de Yoko e é impossível não torcer por ele, por ela e pelos dois.

Fiquei com a impressão de que o desfecho chegou muito cedo e de que a trama poderia ter se estendido um pouco mais, entretanto não é nada que atrapalhe o andamento ou a avaliação final da leitura.

Um único ponto negativo que tenho a destacar é em relação a edição que possui alguns erros de digitação que, apesar de bobos, são difíceis de passarem despercebidos.

"É assim que as coisas acontecem, na verdade é assim que deve ser. Um cuidando do outro na medida em que achar que for necessário [...]"

Uma boa escolha para quem gosta de tramas que se pautam na amizade e na vontade dos personagens de se reerguer, Flor de Cerejeira é um livro que veio pra dizer da forma mais singela o possível que por pior que as coisas estejam, tudo pode melhorar, às vezes quando menos esperamos.

12 comentários:

  1. Oie...
    Não conhecia o livro, mas a capa e simplesmente maravilhosa.
    A história, apesar do final corrido parece ser linda. Já anotei aqui a dica e vou procurar um pouco mais sobre esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii, como vai?
    Gente que livro maravilhoso é esse? Com toda certeza queria ler para ontem, sai um pouco da minha zona de conforto e isso me atrai bastante, dia super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei essa capa linda, porém a premissa do livro não me atraiu, não conseguiu me cativar, chamar a minha atenção, não consegui ligada aos personagens, por isso, não leria o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Tudo bom?
    Que capa linda!
    Adorei a sua resenha, parece ser o tipo de livro que eu adoro.
    Sempre me interesso por YAs e esse parece ser maravilhoso.
    Vou procurar para ler!
    Obrigada pela dica
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Ah! Que capa mais maravilhosa!!
    Achei a premissa bem interessante e leria o livro só pela capa... sou dessas... mas sua resenha só reforçou a vontade. Espero ler em breve.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    A capa é linda e eu adorei sua resenha.
    A trama do livro é bastante interessante. Gosto bastante de livros do gênero e a dica foi anotada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas pela resenha, fiquei curiosa com os dois livros já publicados. Com certeza , a leitura é emocionante, e espero ler em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro que vai parar na lista dos desejados. Não conhecia essa obra, estou saindo da fase de livros românticos e procurando uma boa obra com uma trama bem elaborada, pela sua resenha vai ser esse livro que irei ler.

    ResponderExcluir
  9. Que história linda!
    Não conhecia a autora, mas fiquei super curiosa para saber o desfecho dessa história!
    Adorei a resenha e a dica que já está indo para minha estante de próximas leituras!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia a obra, mas gostei muito da premissa e da mensagem que você disse que o livro passa, em tempos de pessimismo exacerbado é sempre bom arriscar em obras que nos fazem refletir.Vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Primeira coisa que vi foi essa capa linda!
    A sinopse depois me chamou bem a atenção e como nao conhecia o livro, achei bem interessante a resenha, deu pra se ter uma idea do que o livro se trata.
    Tb fico com a impressao que alguns livros possam se alongar mais hehe.
    Mas achei tudo bem interessante mesmo, parabens a autora.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que eu estou curiosa com esse livro. Acompanhei da Alana durante a construção da capa e a diagramação e cada vez que ela falava um pouco sobre ele eu ficava curiosa. Gostei de saber sua opinião sobre a obra e espero que se eu ler eu possa gostar também.

    ResponderExcluir