[Especial] Bienal do Livro São Paulo 2016



Entre agosto e setembro desse ano aconteceu a 24° Bienal do Livro de São Paulo, um acontecimento para todos aqueles que de alguma forma são ligados ao mundo da literatura. Sejam autores, editoras ou leitoras, todo amante de livros que se preze tem aquele desejo de visitar uma Bienal e comigo não foi diferente; assim que possível comprei minhas passagens, fiz minha mala (cheia de livros para autografar) e foi consumida pela ansiedade até a chegada da data fatídica. No dia 25 de agosto a Bienal foi iniciada e lá estava eu, pronta para percorrer aqueles corredores em busca de tudo o que essa feira literária poderia me proporcionar.


Créditos das imagens:Bienal do Livro SP (Facebook)



Foi a minha primeira vez em uma Bienal que não fosse a do Rio, por isso foi impossível não fazer uma comparação entre ambas. A Bienal de SP, que acontece no Anhembi, possui somente um pavilhão no qual se alojam todos os estandes das editoras participantes que possuíam um tamanho menor e eram em menor quantidade, se comparados com os estandes da última Bienal do Rio, e também as arenas onde aconteciam as sessões de autógrafos internacionais e as nacionais de maior porte. Apesar do tamanho reduzido, o local em que a Bienal foi realizada possui um ótimo acesso e foi muito fácil e até mesmo rápido chegar ao evento. Para quem ia de metrô, como eu, havia ônibus disponibilizados gratuitamente para transportar os visitantes da estação até o Anhembi.

Créditos: Editoras Arqueiro, Intrínseca, Astral Cultural e Rocco.

Esse ano foi utilizado um sistema de distribuição de senhas online, o que diminuiu muito a confusão e a filas intermináveis que a busca pelas senhas causava, ainda assim ainda há aquela correria para conseguir a senha desejada, pois mesmo sendo virtual as mesmas se esgotam rapidamente. Ao menos comigo esse novo sistema funcionou perfeitamente; consegui reservar todas as senhas que queria conforme elas foram sendo disponibilizadas sem grandes complicações.

As sessões de autógrafos em si foi o que achei de mais decepcionante no evento, por conta da má organização. Participei somente de duas sessões internacionais ocorridas no dia 27, das autoras Audrey Carlan e Jeniffer Niven, e, não sei se foi azar meu ou realmente má organização mas houve atrasos em ambas as sessões e muito correria nos autógrafos. Para minha sorte, a autora de A Garota do Calendário passou a atender aos fãs no estande da Editora Record e assim pude autografar minha coleção e bater um papo muito gostoso com essa mulher que é a simpatia em pessoa.


No dia 28 tive o prazer de participar do primeiro encontro de blogueiros da editora Astral Cultural, que proporcionou um encontro excelente onde pudemos conhecer melhor a editora e seus objetivos, assim como aos seus autores nacionais, que possui grandes talentos como a nossa parceria Thati Machado, Josy Stoque, S. Miller entre outros. Saí de lá fechando com chave de ouro a minha visita à Bienal e com a grande sensação de que ainda ouviremos muita coisa sobre essa editora que, assim como outras, decidiu apostar em cheio nos autores nacionais.

Fora essas diferenças e novidades, a Bienal do Livro de SP não se difere muito das demais bienais e, como todas, há seus contras, como alimentos caros, longas filas (porém não tão longas quanto as do Rio) e raras promoções, que podem até nos incomodar mas que dificilmente vão nos impedir de fazer parte desse grande evento literário. Agora começa a contagem regressiva para a Bienal do Livro de 2017, aqui no Rio. Quem mais está contando?

Agradecimentos:
Quero deixar um enorme obrigada às meninas do Every Little Book, Luiza, Ludmila e Laura <3, que me receberam da melhor maneira possível. Lud e Laura, amei conhecê-las e espero poder revê-las ano que vem, assim como as demais meninas (Luci, Carla, Ele...), tanto nos corredores da Bienal quanto nos rodízios de sushi.

12 comentários:

  1. Olá
    Que legal seu post.
    Eu adoro ir à Bienal.
    Mas achei bem mais fraquinha em relação às anteriores.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também fui à bienal e assino embaixo de todas as suas considerações. Como vou somente um dia não me aventura nas sessões de autógrafo, e me dedico somente aos stands das editoras. Eu estou também já contando os dias pra bienal do Rio. rs

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Nunca fui a Bienal por morar no interior, então é ótimo saber do evento pelas postagens de vocês, e estou cada vez mais animada... Quem sabe na próxima eu consiga ir, né? rsrs
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o post. Pena que não pude ir, pois fiquei muito doente justo na semana da bienal e eu nunca fui em nenhuma, mas pretendo ir na do ano que vem, da do Rio.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Fiquei completamente apaixonada por essa postagem, a bienal foi um sucesso e tanto, adoraria um dia ter a oportunidade de ir em um lugar destes<3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tamo junto!!! Bienal foi perfeita!!!!! Eu fui, mesmo sendo cansativo ao extremo, mas valeu super a pena. Não vejo a hora que chegue a próxima em 2018.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Ainda não fui em nenhuma bienal, nem mesmo na do meu estado, pois não é tão legal e nem vale a oena quanto as do Rio e de SP. Morro de vontade de ir numa bienal desses dois estados *-----* Meu sonho é voltar carregada de marcadores <3 hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Own que delícia. Estou acompanhando as postagens sobre a bienal e babando. Que bom que gostou ainda conseguiu autógrafos. Ainda não pude ir a bienal, mas espero poder ir um dia. Adorei acompanhar sua experiência.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei péssima a área de autógrafos de autores internacionais, então logo adotei a tática de chegar cedo pra esperar muito do lado de fora e pouco lá dentro... pra mim aquele lugar super desconfortável só servia para ir ao banheiro sem fila...rs... mas as senhas online melhoraram muito as coisas mesmo, pelo menos. Não pude ir muito, mas achei bem melhor que a bienal de 2014.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    muito legal o seu post sobre a bienal, eu infelizmente nao fui por inumeros motivos, mas na proxima eu nao falto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi

    Que legal a sua passagem pela bienal! Eu nunca fui para bienal de São Paulo sempre vou na do Rio e mesmo assim não consegui ir em uma tarde de autógrafos e consegui alguns por pura sorte!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Nossa que legal a sua passagem pela bienal!
    Queria ter conhecido a Audrey também, mas acabei meio que desencanando. Esse sistema de senhas online foi sem a menor sobra de dúvidas a melhor coisa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir