Resenha: O Ar que Ele Respira - Brittainy C. Cherry

Editora Record
Tradutora: Meire Dias
308 páginas
2016

Outros livros da autora: Sr. Daniels.

Um ano após a morte do marido, Elizabeth ainda está tentando seguir em frente. Mesmo sem saber que rumo tomar na ausência do amor de sua vida, ela decide retornar para a cidade em que morava por causa de sua filha, Emma. E é lá que conhece Tristan, um homem grosso e fechado, que intimida a todos da cidade pequena, que o julgam ser um monstro. Por ser vizinha dele, Elizabeth força uma aproximação, descobrindo que ele é apenas um homem cheio de feridas por ter perdido as duas pessoas que mais amava. Ambos então passarão a tentar reencontrar um no outro o ar para respirar.

Brittainy nos apresenta uma história bem escrita, repleta de citações maravilhosas para guardar no coração, com uma narrativa poética e bem conduzida. O Ar que Ele Respira é narrado pelo ponto de Elizabeth e Tristan, em primeira pessoa, o que como sempre, nos oferece uma visão mais ampla do que acontece na história. Não vemos apenas as mesmas cenas, mas também o que eles fazem e sentem quando estão longe e sozinhos. Além disso, há algumas cenas do passado deles, o que - como dá a entender pela sinopse -, é algo extremamente dolorido e intenso, fazendo o meu coração se partir em inúmeros pedacinhos a cada parte que revelava o passado.


Marca registrada nos livros da autora, há muitas cenas de romance, com passagens melosas, daquelas que arrancam suspiros. Um dos fortes de Brittainy é justamente escrever cenas romanticamente poéticas, e tais passagens não faltaram nesse volume. Algo que gostei é que aos poucos pequenas reviravoltas acontecem, e isso fez minha curiosidade crescer, me fazendo dar inúmeros “oh” de surpresa.
Entretanto, algo que me incomodou bastante foi que tudo ocorreu de modo extremamente rápido e repentino, em alguns momentos até mesmo parecendo forçado. Em um capítulo, Tristan a odiava, em outro eles estavam juntos como melhores amigos fazendo isso ou aquilo, além de outras passagens que não posso mencionar, por motivos de spoiler. E não houve sequer uma frase que criasse vínculo entre os personagens, que me convencesse sobre a situação retratada, então algumas cenas me causaram estranhamento na leitura. Creio que a autora poderia ter se prolongado na evolução de Tristan e Lizzie como um casal, já que não houve esse amadurecimento.

“Nós dois juntos era uma ideia terrível. Éramos instáveis, estávamos destruidos, não havia como negar. Ele era o trovão, e eu, a nuvem escura. Estávamos a segundos de criar a tempestade perfeita.”

Elizabeth foi uma personagem que me conquistou, porque sua dor era paupável, mas ao mesmo tempo, era nítido seu esforço para seguir em frente e ser uma mãe para Emma. Ela também possui qualidades e defeitos que foram bem retratados, me fazendo ter muita empatia por ela. O núcleo cômico da história fica por conta de Faye, e ela definitivamente foi minha personagem favorita. Extremamente autêntica, a garota não tem papas na língua, soltando muitas coisas indecentes e me fazendo dar altas gargalhadas.
Por outro lado, Tristan talvez tenha sido o lado do casal que fez com que eu não me convencesse e torcesse por eles, já que ele não foi um personagem exatamente agradável. Assim como Elizabeth, sua dor pela perda era terrível e muito mais intensa que a dela, fazendo com que ele lidasse de forma ruim com a morte. Totalmente compreensível, um personagem muito bem construído, mas que ao mesmo tempo, foi grosso desnecessariamente agia de forma quase que bipolar.

Vale mencionar também que há muito mais cenas de sexo em O Ar que Ele Respira do que em Sr. Daniels. Elas são mais intensas e explícitas também, o que pode não agradar a alguns leitores, por mais que sejam descritas de forma criativa, sem ficar em um padrão sem graça.
Já o fim possui um plot twist interessante, que acrescentou emoção para a obra, e diferenciou de outras histórias de amor, já que o resto do final criado por Brittainy beira um pouco ao clichê. É uma gracinha, mas algumas cenas (inclusive umas relacionadas ao plot twist) são carregadas de drama e clichê.

Sintetizando, O Ar que Ele Respira é um bom livro com uma história muito bonita, mas talvez eu tenha ido com muita sede ao pote. De certa forma, foi uma leitura um pouco decepcionante, mas ainda gosto muito da autora e pretendo ler seus outros livros, incluindo os da série Os Elementos.

Sobre a série:
O Ar que Ele Respira é o primeiro volume da série os elementos, que ainda contará com fogo, água e terra. A autora ainda pensa em lançar um livro sobre a personagem Faye, apesar não ter certeza se fará parte da série. Não há previsão para sair o segundo livro no Brasil.

14 comentários:

  1. Uma amiga minha comprou esse livro há poucos dias sem nunca ter ouvido falar dele. Eu gostei da capa! Ótima resenha, beijoooo!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já está na minha meta de leitura, mas só pq ouvi falar que era bom. Mas, depois dessa resenha quero muito esse livro.
    É a primeira vez que vejo o blog e adorei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila! Tudo bem?
    Primeira vez que passo por aqui e já adorei o blog!
    Sobre o livro, eu o li algumas semanas atrás e fiquei encantada com a escrita da autora e extasiada pelo romance e pelas reviravoltas. Acho que a questão das coisas terem acontecido rápido demais entre os personagens pode ser justificável se formos pensar em como a cabeça e coração de Tristan, por exemplo, estavam confusos. A partir do momento que ele percebe o efeito que Elizabeth provoca nele, um misto de emoções nasce: a vontade de mantê-la distante e uma vontade maior ainda de estar ao seu lado. Tentei não levar muito essa situação ao pé da letra porque nem consigo imaginar a dor que eles sentiam e o que eles poderiam estar dispostos a fazer para acabar com ela.
    Parabéns pela resenha! :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu amo essa autora e esse livro foi mais um que me surpreendeu, e li muito rápido. Adorei poder conferir suas impressões a respeito. Suas palavras refletem bem o que eu mesma senti com a leitura. Impossível não se envolver nesse enredo ne? Quero poder ler mais obras dela
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querida.
    "Quando eu li essa resenha eu fiquei sem ar, fiquei com medo de ter Spoiler e a cima de tudo. Estou com medo de me decepcionar com esse livro". -Alice Teixera

    Bom, como pode ver sou dramática. (Rsrsrs)
    Eu comprei esse livro e ainda não começei a ler, estou com um pouco de medo de me decepcionar com a história.

    P.S adorei a sua resenha e os quotes escolhidos foram ótimos e nos deram um gostinho de como é a leitura da autora.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila,
    Desde o lançamento desse livro tive muito preconceito com relação ao título e a história. Sempre achei extremamente machista. Conforme fui lendo algumas resenhas, fui bem convencendo a ler, pois os protagonistas parecem ter sofrido demais e estão encontrando uma redenção para tanto sofrimento. É uma pena que as coisas tenham acontecido rápido demais, isso é um ponto negativo pra mim e acho que vou ressaltar isso também, quando ler. Agora, uma coisa que só você apresentou por enquanto e que me incomodou foi saber que as cenas de sexo são explícitas. Acho que isso muda um pouco o gênero do livro e espero não me arrepender de ler e não me incomodar com isso ao longo da leitura.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu adorei esse livro, e não vejo a hora de ler os outros livros da série escrito por essa autora. Não imaginava que ficaria assim tão envolvida pela história, e não vejo a hora de conferir os outros.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito desse tipo de narrativa alternada, que nos dá mesmo uma visão mais ampla, mas não sou muito fã de escrita mais poética não. Também não curto nada quando as coisas parecem acontecer rápido demais, e menos ainda se algo chegar a parecer forçado. Mas o que me faz mesmo não querer ler são as cenas de sexo, sendo intensas e explícitas fico com ainda mais preguiça que o usual.

    ResponderExcluir
  10. Oie, que pena que o livro não foi tudo o que você esperava. Não gosto de situações forçadas e creio que esse pode ser um ponto que me incomodará, mas ainda bem que tem as reviravoltas que deixam o livro com um pouco mais de empolgação. Confesso que sr daniels eu larguei antes do fim, não gostei.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Esse é um dos livros que está na minha lista de desejados! Mas vou ter que aguentar a curiosidade e ansiedade até os próximos volumes serem lançados!
    Quero muito conferir como Elizabeth se porta com toda a situação e com certeza ela também será uma protagonista que irei gostar bastante pelo fato de estar sendo sempre forte e tentando seguir em frente. A escrita da autora parece ser cativante e agradável.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem? Gostei muito da resenha. Esse livro vem me chamando atenção desde o lançamento e minha curiosidade com a leitura só cresce lendo as resenhas. Adoro o gênero e acho que seria uma leitura bem proveitosa e envolvente para mim. Espero de verdade ter a oportunidade de realiza-la em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu me senti do mesmo jeito que você quando li A Culpa é das Estrelas: achei que o livro passou rápido demais e ela começou a gostar do cara rápido demais haha. Não curto muito livros que possuem muitas cenas melosas e românticas, mesmo sendo um livro que saia um pouco dos finais clichês da autora. Gostei da sua resenha, bem sincera, comentando não só os pontos positivos mas os negativos também, o que me fez decidir que não é uma leitura pra mim. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Camila. Tudo bem?
    Eu também tenho essa mania de ir com muita sede ao pote e já me decepcionei várias vezes com histórias que tinham tudo para serem incríveis. Bem, quanto ao livro, não tenho interesse pelo gênero e quando vi que tem cenas muito melosas, me deixou mais desinteressado. Apesar disso, preciso apontar alguns aspetos positivos que consegui perceber que o livro tem por meio da sua resenha. Acho muito interessante os livros que conseguem expressar os sentimentos e sofrimento dos personagem. Se o livro for como você descreve, deve ser uma experiência incrível ler os momentos conturbados do passado de Tristan ou da história de Elizabeth. Achei bem interessante o livro ser narrado sobre o ponto de vista de dois personagens, coisa que vem sendo experimentada por vários escritores na contemporaneidade. Um aspecto negativo é o fato de você comentar que a história às vezes se passar muito rápida e parecer que em um dia os personagens estão brigado e, no outra, se amando. Acho que me incomodaria com isso também. No conjunto da obra, gostei da resenha e como sempre vou indicar para as pessoas que gostam que acho que gostaria.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir