Resenha: O Tempo Não Para - Tamara Ireland Stone

Editora Rocco Jovens Leitores
Tradutora:
334 páginas
2016

ATENÇÃO: Por se tratar do segundo livro, pode haver pequenos spoilers do primeiro, O Tempo Entre Nós.

Em O Tempo Não Para, Bennet precisa aprender a conciliar seu tempo entre sua vida real, em São Francisco de 2012, e entre Anna, a garota pela qual está completamente apaixonado e vive em Chicago de 1995. Ambos precisam lidar com o peso de um relacionamento muito mais profundo que a distância, já que o tempo de 17 anos entre eles também precisa ser considerado.
Mas Bennet presencia um acontecimento que não deveria, e agora todas as dúvidas sobre lutar por Anna surgem. Vale a pena lutar por um amor sabendo que o tempo não para?

Pra quem acompanha o instagram do blog, deve ter visto há uns meses que eu indiquei o primeiro livro, O Tempo Entre Nós, mencionando que havia sido o livro que me tirou de uma forte ressaca literária, em 2014. Sempre pensei que a Rocco não lançaria o segundo livro aqui, então a surpresa foi enorme quando vi O Tempo Não Para numa feirinha da cidade, e precisei comprar na hora.

A escrita de Tamara continua muito boa. Como dessa vez, o livro é narrado por Bennet, temos uma narração mais enxuta, sem tantos pensamentos que percorrem a mente do garoto. Não há enrolações, mas também não vai direto ao ponto e só. Conhecemos as dúvidas e anseios do garoto, e a autora logo busca a solução para as situações que ocorrem durante a história. Logo, temos uma história que tem um ritmo mais acelerado que a anterior – que era arrastada em alguns pontos -, mas que não se torna embolada e confusa, já que foi fluída e constante, e terminei ela em dois dias, lendo sempre que tinha tempo disponível. Acrescentado a isso, devo mencionar que os personagens que me encantaram no primeiro livro continuam incríveis, o que me deixou mais animada enquanto lia.

Em alguns aspectos, considero esse melhor que o primeiro livro. O relacionamento de Anna e Bennet está infinitamente mais maduro, assim como os próprios personagens. O amor que sentem um pelo outro ainda é forte e meloso (não é um ponto negativo pra mim!), e as inúmeras brigas que ambos tiveram em O Tempo Entre Nós dá lugar à pequenos debates onde tentam resolver os problemas de forma sensata.

"Não ligo se você vai estar aqui nos eventos importantes, ou quanto tempo vai ficar toda vez que vier. Só preciso saber que vai voltar." 

Também conhecemos muito mais sobre Bennet, que tinha uma vida desconhecida ao leitor durante o primeiro livro. Sua família aparece mais, permitindo o leitor entender sobre cenas do primeiro livro que não foram tão abordadas. Acrescento que, por ele ser o narrador dessa vez, consegui compreender mais sobre o seu dom de viajar no tempo, e entender mais sobre as exceções do que ele consegue fazer.
Como Anna estava mais madura, consegui sentir muito mais empatia por ela, e ficava ansiosa para que eles se reencontrassem logo, a cada três semanas, como combinado, já que ele também precisava ficar em seu tempo, 2012.

Entretanto, não há nenhum acontecimento realmente relevante no livro. O Tempo Não Para se resume a detalhar o relacionamento dos protagonistas e só. A história segue com o dia a dia deles, e como eles enfrentam a distância (espacial e temporal), mas não segue uma linha, algo que leve a algum acontecimento. Tamara até insere um pequeno plot sobre os poderes do protagonista, mas não é o ponto principal, ficando apenas em segundo plano. A história não é ruim, longe disso, mas acabei achando que não é exatamente necessária, e a duologia poderia ter apenas um livro, já que tem um bom final e o segundo parece mais um bônus.
Além disso, quando finalmente parece acontecer algo pro final do livro (que seria o acontecimento mencionado na sinopse), a autora resolve o acontecido rapidamente e a obra acaba. A história termina em aberto, e procurei ver se tinha páginas faltando. Tamara responde a principal pergunta – de forma que achei ser meio mal elaborada, já que me deixou com dúvidas sobre como funciona –, mas deixa todas as outras em aberto, e muitas ficaram martelando em minha mente, principalmente sobre Maggie e Justin.

O Tempo Não Para mostra-se uma leitura divertida e rápida, sendo um livro muito bom, se avaliado sozinho. Já como continuação, considero-o desnecessário e por isso, caso não tenha gostado do primeiro livro, mas goste sempre de ler as continuações, digo que não precisa realmente fazer isso com o livro de Tamara Ireland Stone. Agora, caso tenha gostado de O Tempo Entre Nós, é uma história adorável para matar as saudades de Anna e Bennet.


Sobre a duologia:
O Tempo Não Para é a continuação e último livro da duologia que começou com O Tempo Entre Nós, lançado pela Rocco Jovens Leitores

14 comentários:

  1. Oi, eu não conheço a duologia e nem a autora. Confesso que após ler a sua resenha, não fiquei muito animada a fazer essa leitura, você nos descreveu seu ponto de vista com maestria enfatizando os pontos bons e ruins, mas infelizmente para mim os bons não fizeram os maus valerem a pena, por isso dispenso a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Até então não conhecia a autora, nem a duologia mais parece se tratar de uma história interessante.
    Parabéns a resenha está um primor!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Livros de diplopia são um problema. As vezes nem é necessário fazer. Li a resenha com um pouco de receio. Pois futuramente se fosse ler o 1 já saberia de alguns spoiller. O que não interferiu.
    Questão de viajem no tempo não sa todos escritores que sabe explorar. Contudo achei legal essa deles viverem um relacionamento com anos entre eles. Só este ponto me fez ter vontade de ler.
    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia a duologia e comecei a ficar muito animada quando li que o relacionamento dos protagonistas estava mais maduro, mas a animação foi diminuindo ao saber que o livro fala apenas de como está o relacionamento do casal, sem nenhuma reviravolta. Isso me transpareceu dispensável. Ainda assim, acho que a leitura é válida para quem leu o primeiro livro.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. olá!! :)

    Eu não conhecia a duologia (nem nenhum dos volumes) mas e pena que não tenahs gostado tanto...

    Compreendo que como livro individual sej abom e divertido. Mas realmente as vezes como continuação não vale a pena...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia a duologia, mas me desanimou um pouco porque achei esse segundo volume totalmente desnecessário, já que você disse que não ocorre nada, é só uma descrição de relacionamento. Então deixo a dica de lado dessa vez.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho que tem duas coisas a se considerar nesta história. Primeiro a que você disse que não teve nada de muito importante na história, acho que isso é sempre necessário em qualquer livro, mas também que pode conhecer mais os personagens e isso é legal também, mas terá sequência este ainda?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei a capa do livro bem feinha kkk, não gosto muito de livros que tem os personagens estampados na capa, tira aquela magia toda de imaginar pela descrição da autora.
    o livro infelizmente não me chamou atenção, estou dando uma pausa em romances e indo para outros gêneros

    ResponderExcluir
  9. Eu nem li a resenha, pq O Tempo Entre Nós é o próximo livro que eu vou ler e eu amo spoiler (quando vou procurar sobre eles haha) e odeio também (quando leio sem quer).

    Mas eu juro que volto aqui para comentar assim que eu acabar o primeiro livro. Só os comentários aqui em cima já me fizeram ter cisma com esse segundo livro :(

    Paraíso Literário

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia a duologia, mas achei ela bem água com açúcar, sem um ponto forte que possa saltar aos olhos do leitor. No primeiro momento achei que a diferença de tempo ia ser bem trabalhada, mas creio que se resumiu ao romance apenas, é uma pena!
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia a obra e fiquei bem curiosa com o enredo. Não curto muito livro que são narrados sob dois pontos de vista, mesmo quando são livros distintos. Mas fiquei curiosa pelo fato do romance ser entre uma pessoa do futuro e uma moça do passado.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Não tinha conhecimento da obra, a premissa é um tanto diferente, talvez funcione e sua resenha me chamou atenção. Fico feliz de saber que esse volume foi melhor que o anterior e principalmente em relação a fluidez da narrativa. Vou anotar a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Me interessei bastante, já esta na minha lista <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem? O Tempo Entre Nós é um livro que me deixou bastante curiosa dado a premissa bem interessante, e quero muito lê-lo. Que pena que você não gostou tanto dessa sequencia :/ Realmente tem livros que não precisam MESMO de continuação! Ah, acho as capas beem bonitas.

    Beijos!!

    ResponderExcluir