Resenha: A Rosa Branca - Amy Ewing

Editora Leya
Tradutora: Débora Isidoro
320 páginas
2016

ATENÇÃO: Por se tratar do segundo volume da trilogia, a resenha pode conter spoilers. Leia a resenha do primeiro livro aqui.

Após inúmeros acontecimentos na Joia, a substituta Violet Lasting precisa fugir se quiser sobreviver. Com a ajuda de aliados preciosos de dentro da realeza, ela consegue escapar levando Raven e Ash consigo. Agora os três precisam atravessar cada um dos círculos até chegar à Fazenda, onde tentarão encontrar A Rosa Branca, para que possam ficar seguros sem precisar fugirem. Durante o caminho, descobrirão o plano que está sendo armado contra a realeza e que pode mudar o futuro de toda a Cidade Solitária.

“Substitutas não são meninas bobas que podem ser compradas e vendidas, tratadas como animais de estimação ou peças da mobília. Somos uma força a ser reconhecida e respeitada.”

Se em A Joia havia uma grande rede intricada de segredos fofocas e intrigas, pelo fato de Violet estar inserida no meio da realeza como substituta, A Rosa Branca tem uma pegada totalmente diferente.
O livro já começa exatamente de onde o primeiro terminou. Logo, enquanto A Joia era mais calmo e com requintes de crueldade, A Rosa Branca tem ação do início ao fim. Com ritmo acelerado, mesmo nas poucas partes em que os personagens não estão em pleno movimento, a história é narrada de forma ágil, fluída e detalhada, mas sem perder o foco, com acontecimentos resolvidos de forma simples. Gosto muito da escrita e narrativa de Ewing, que conseguiu criar um mundo diferente e criativo, com temas que se passados para o nosso universo, são assuntos para longos debates.
Ainda assim, por mais que seja uma história rápida, de certa forma, a autora conseguiu abordar e explicar mais sobre os presságios e a Cidade Solitária, clareando a mente do leitor sobre esses assuntos e dando novos rumos pra história, fazendo com que fosse uma leitura tão empolgante quanto o primeiro livro, algo difícil com sequências.
A única coisa que destaco de ponto neutro é que muitos personagens e cenas de A Joia são relembrados no segundo volume com meras passagens. Apesar de me recordar de quase todas as pessoas e situações, algumas tive dificuldades e dúvidas se estava me lembrando certo. Particularmente, não gosto muito quando continuações contam a história toda do anterior, e mais uma vez, acho que Amy Ewing acertou ao não fazer o resumo, mas enquanto para algumas situações ela insere uma breve lembrança para ajudar o leitor a recordar, em outras ela não coloca, e foi onde tive mais dificuldade para lembrar.

Se leram a minha resenha da história anterior, devem saber que eu (maluca, como sempre), adorei a duquesa. Como Violet consegue fugir da Joia, a duquesa aparece apenas no primeiro capítulo, sendo apenas mencionada ao longo dele. Confesso que senti um pouco de falta, mas sem ela, a obra é bem mais leve que a anterior.
Entretanto, assim como alguns personagens do primeiro livro ficam de fora desse volume, muitos personagens ganham muito mais destaque e alguns outros são inseridos, de forma a suprir a possível falta de personagens. Particularmente, seleciono Garnet, Raven e Sil como os que mais gostei. E se eu não gosto do casal Violet e Ash, por outro lado, torço fortemente para que Raven e Garnet tenham um final juntos.

Novamente, o final foi frenético e com revelações que chocam. Por isso, dou a dica para que não leiam a última frase do livro, que é um baita spoiler.
Amy Ewing encerra A Rosa Branca no meio de uma cena, o que é frustrante para os leitores. Ainda assim, ela consegue fazer de uma forma que só é possível torcer para que o terceiro e último livro seja traduzido logo ou até mesmo apelar para ler o último na língua original.
A Joia foi uma das minhas melhores leituras de 2015, e A Rosa Branca foi arrebatador, tornando-se também, uma das minhas melhores leituras de 2016. É uma série must read.

“Escolher o que eu quero: escolher é liberdade, Violet.”

Sobre a série:
A Rosa Branca é o segundo livro da trilogia Cidade Solitária, que já conta com A Joia. O terceiro livro, The Black Key, será lançado no início de outubro nos EUA. Não há previsão de lançamento no Brasil.

17 comentários:

  1. Olá
    Adorei a resenha, fiquei bem curiosa com a trama, e com a ação. Não me lembro direito do que fala o primeiro livro, vou ler sus resenha dele, mas me lembro que não tinha me animado muito, então acho que vou esperar a conclusão da série para me decidir

    ResponderExcluir
  2. Acho as capas dessa serie lindas!
    Mas por mais que eu ame o gênero, acredita que nunca me despertou muita curiosidade é uma pena...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Eita que essa continuação foi aguardada!! Li a joia e estava muito curiosa por essa continuação. Não sabia que já tinham lançado. Amei suas considerações e já estou louca para ler. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. Adorei essa resenha. Não conhecia esse livro e a série. Mas fiquei empolgada com ele. Acho que será uma ótima leitura. Vou adicionar na minha lista no Skoob e ver quando vou conseguir ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu estou muito curiosa com essa série, porque li também sua resenha do volume anterior e fiquei com muita curiosidade. Gostei do que você deu sobre a última fala do livro porque eu realmente tenho essa mania de ler a última linha antes de começar o livro hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Ola Camila ainda não li o primeiro livro, mas já gostei desse segundo livro ser repleto de ação com grandes revelações, pretendo ler em breve o primeiro livro, as capas são lindas, sua resenha me deixou muito curiosa com essa história. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro é linda, mas eu não curto muito essa linha de romance não.
    Mas a dica está anotada para minhas amiguinhas loucas alucinadas por romance!


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a escrever meu comentário e aí resolvi ler de novo o início da postagem e estava confundindo os livros hahahaha
    Eu achei a capa bonita, mas a série não me chamou muito a atenção, pelo menos não ainda...
    Mesmo você comentando que tanto o primeiro quanto o segundo foram grandes leituras, o fato de terminar no meio de uma cena me irrita tanto que eu prefiro esperar o próximo antes de decidir se coloco ou não os livros na lista...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, e gostei da ainda mais da premissa dessa série. Gosto quando os autores deixam ganchos para a continuação, é uma forma do leitor se obrigar a ler o próximo para saber o que vai acontecer... Vou ler a resenha do primeiro volume também.

    ResponderExcluir
  10. Normalmente sinto muita falta de personagens que deixam de aparecer... E puxa, terminar no meio de uma cena é sacanagem... Rs... Eu nunca leria a última frase de um livro antes de chegar nela... Hehe... Tenho o primeiro volume, mas vou esperar o terceiro sair por aqui pra ler tudo.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei bastante da resenha e acredito que assim como você, ao ler a obra iria adorar a duquesa por ser meio maluca também.
    Quero muito saber mais sobre esse final frenético e fiquei curiosa pelo fato de o livro ser mais leve que o livro anterior pelo fato de Violet não estar tão presente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Estou louca para ler esse livro, de verdade, aguardei tanto tempo por essa continuação que estou até relendo o primeiro. Gostei muito das suas considerações e espero em breve embarcar nesse livro também.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Não entendi muito bem sobre o que é a trilogia,acho que pelo fato de ter lido apenas a resenha do segundo livro,mas a capa é maravilhosa e chamou bastante a minha atenção,irei ler a resenha do primeiro livro e ver se me interessa

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal sua resenha, não é bem meu estilo favorito mas quem sabe uma hora eu arrisque, gostei muito dos elogios e sua resenha ficou convincente hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nossa eu imaginava uma coisa totalmente diferente para esse livro do que o que você disse... Menina fiquei muito curiosa!!! O terceiro já está lançado? Porque que maldade terminar o livro no meio de uma cena meu Deus!!!
    Quando estiver tudo completo, leio os três haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi! Eu achei que já tinha comentado aqui oO kkkkkkk
    Eu já conhecia a série, mas não me chama a atenção. Agora, tu leu mesmo a ultima frase do livro ou só quando terminou mesmo? kkkk Já caí na besteira de fazer isso, maior derrota kkkkkkkk'

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir