Resenha: A Geografia de Nós Dois - Jennifer E. Smith

Editora Galera Record

Tradutora: Glenda D'Oliveira

272 páginas

2016

Tudo começa com um apagão que assola pelo menos, Nova York inteira. Lucy e Owen, completos desconhecidos, ficam presos no elevador de um prédio de 42 andares. E esse tempo faz com que tudo mude na vida dos dois, pois compartilham uma noite única, observando as estrelas e dividindo sorvete no terraço do edifício. Nos dias seguinte, porém, o destino parece desejar com que eles não se vejam mais. Lucy vai morar na Europa e Owen sai com o pai pelas estradas dos EUA. E na mesma proporção que distância entre os dois aumenta, a saudade e o sentimento entre os dois cresce também.

“Eram como dois asteróides colidindo, ela e Owen, soltando faíscas breves antes de ricochetearem cada um para o lado outra vez, um pouco lascados, um pouco machucados e marcados, talvez, mas ainda com quilômetros e quilômetros a percorrer.”

Já li todos os romances da autora lançados no Brasil e esse foi sem dúvidas o que mais gostei. Tudo nele foi na medida certa. Jennifer E. Smith tem uma narrativa deliciosa e abusa de analogias divertidas e criativas, que transforma um pouco de suas palavras em poesia, diria eu. Enquanto em A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista sinto que faltou um pouco de profundidade nos personagens; e em Ser Feliz É Assim as coisas foram prolongadas demais, em A Geografia de Nós Dois a autora conseguiu fazer uma história com uma premissa simples e delicada, com personagens reais que entram no coração do leitor. E devo dizer, a capa traduz perfeitamente a história, o que me fez cair de amores por ela ainda mais depois de terminar a leitura.

O que mais me agradou na história foi juntar o romance com viagens. Como sempre, nada dá certo para o casal, onde tudo faz com que eles se distanciem, seja a distância física ou por brigas. Ainda assim, mesmo que o final não fuja do óbvio, de certa forma, torcemos enlouquecidamente para que tudo possa dar certo para Lucy e Owen. Além disso, pelo fato de serem jovens e passarem a descobrir o mundo a partir daquele ponto, o amadurecimento e mudanças nos dois faz com que a história fique mais interessante, já que como o livro é narrado entre o ponto de vista de cada um, podemos acompanhar as mudanças de pensamentos e de atitudes.
Smith também traz um cenário muito rico, já que ambienta seus personagens em várias cidades dos Estados Unidos com Tahoe, São Francisco e Seattle e por várias da Europa, como Endimburgo, Praga e Londres (até o Rio é mencionado, apesar de não fazer parte da história).

“Porque é isso que acontece quando se está com alguém assim: o mundo se encolhe e toma a proporção correta. Moldando-se para comportar apemas as duas pessoas, e nada mais.”

Entretanto, destaco também a narrativa um pouco confusa. Não sei se é característica da autora e não me lembro, ou da tradutora. Mas fiquei perdida em alguns pontos da história, precisando voltar algumas páginas e reler para tentar compreender. Menciono também que a revisão da editora poderia ter sido melhor, já que há alguns probleminhas nesse quesito.

Como mencionado no início da resenha, todas as personagens são apaixonantes. Me identifiquei muito com o deslocamento e sensibilidade de Lucy e o gosto por Astronomia e a dor de Owen. Todos os outros que também aparecem com certo destaque, como o pai do garoto e os pais dela, também são cativantes, e algo que chama a minha atenção em particular é como a autora vai desconstruindo a mãe de Lucy, e gostei muito da relação entre elas. Outra coisa que me chamou a atenção, dessa vez pela curiosidade, é que o único a receber nome é o pai de Owen, Patrick. Os pais de Lucy e a mãe de Owen não têm nome, apesar de os irmãos da protagonista terem, bem como os outros que aparecem ao longo da trama.

No mais, A Geografia de Nós Dois é um romance apaixonante, que pode ser lido numa tarde chuvosa, nos transportando para inúmeros lugares do globo. E ótimo se acompanhado de um chá quentinho e biscoitos!

17 comentários:

  1. Oi
    Li várias resenhas com ótimos comentários e a sua resenha só vem confirmar isso.
    Parece mesmo ser apaixonante. Boa resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. oLÁ, TAMBÉM amo livros que falam de viagens. É uma forma de viajar sem sair de casa né? Porém tenho ouvido muita coisa negativa sobre esse livro. Resenhas que destacam uma coisa que você mencionou: a narrativa um pouco confusa. Vou ler e tirar minhas proprias conclusões. beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adoro livros que falam de viagens, na maioria das vezes viajo junto com os personagens, mas não sei, esse livro algo que não me deixa empolgar com ele, e ainda não consegui descobrir bem o que é, vejo resenhas muito boas como a sua, mas não consigo me empolgar, acho que deve ser essa confusão que você sentiu. Então, ainda estou bem indecisa quanto a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii Camila, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, faz tanto tempo que não leio um romance que bate uma saudade <3 parabéns pela resenha.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  5. No geral o enredo parece trazer bons atrativos para agradar e esquecer os detalhes negativos que citou. Gosto de conhecer as cidades através da leitura, é como se viajássemos junto com os personagens.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum romance da autora. Depois de ler esta resenha quero embarcar nessa viagem com a Lucy e o Owen!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu acho a premissa desse livro tão fofa! Mesmo sem ler já fiquei encantada com os personagens. Também gosto quando os personagens viajam o mundo e vamos acompanhando suas aventuras, louca para ler, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Gosto de livros que abordam viagens e determinados temas, esse livro parece ser fofo, mas apesar da sua boa indicação e de gostar da temática, algo me barra nesse livro ee faz perder o interesse, não sei o que é. o.o

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Já tinha visto esse livro antes, mas não sabia qual era a sua história. E ainda não li nada da autora. Mas com a sua resenha fiquei bem interessada na história e como tudo vai se desenrolar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem? Li recentemente algumas resenhas bem negativas sobre o livro, o que acabou me desanimando um pouco com essa leitura, mas lendo sua resenha, outra opinião, acho que darei sim uma chance ao livro futuramente. E espero gostar! Parece mesmo ser uma história apaixonante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    ando bem interessada em ler esse livro, todas as resenhas que vi dele tem elogiado bastante e cheguei a abrir ele na amazon para ver o preço d o ebook, só não fechei a compra pois tenho muita coisa para ler e estou dando uma segurada na mão ou vou acabar me enrolando.
    Adorei a sua resenha, super bem explicada!

    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acho que já vi resenhas mais negativas do que positivas desse livro e confesso que me desanimei um pouco de ler. Mas adoro também esse tema de viagens e é isso que me chama mais a atenção na obra.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz de saber que achou esse o melhor livro da autora já lançado por aqui, A probabilidade estatística eu também achei que faltou profundidade nos personagens, Ser feliz é assim já curti muito, a possibilidade de gostar ainda mais desse me anima bastante. Pena que você achou a narrativa um pouco confusa, espero não ter essa opinião quando ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Confesso que conheci esse livro lá no Mochilão da Record no início do ano, mas até hoje não sei porque ainda não peguei nele haha Sua resenha me instigou e já quero fazer a leitura. A narrativa confusa de fato atrapalha, mas acho que os personagens apaixonantes compensam ou não? Muito boa resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Romance e viagens é perfeito né hahhahaha
    Infelizmente eu não consegui sentir uma boa conexão entre o casal, mas o livro é fofo, ler ele em um tarde de chuva traduz tudo hahahah.a

    ResponderExcluir
  16. Olá! Esse livro me deparei na bienal do livro em Sampa e quando li a sinopse já fiquei ultra encantado e comprei, ele vai ser o próximo da fila para ser lido. Sua resenha ficou encantadora e curti seu ânimo pelo livro.

    ResponderExcluir