Resenha: Novembro, 9 - Colleen Hoover

Editora Galera Record
Tradutora: Ryta Vinagre
352 páginas
2016

Outras resenhas da autora: O Lado Feio do Amor.

Fallon O' Neil é uma ex-atriz de 18 anos que, aos 16, quase perdeu a vida para um incêncio na casa de seu pai. Agora, coberta de cicatrizes pelo lado esquerdo do corpo, e sem qualquer autoestima, ela pretende recomeçar sua vida, começando pela carreira, ao ir morar em Nova York. Entretanto, seu pai não é a favor e no meio de um jantar dos dois, um estranho garoto, Ben, senta ao seu lado para defendê-la, enquanto finge ser seu namorado. Eles combinam de se encontrar todo dia 09 de novembro até completarem 23 anos, sem nenhum contato durante o ano, para que ele escreva um livro sobre o relacionamento dos dois e para que ela decida o que realmente quer. Mas ninguém manda no coração, e Fallon descobre que há muito a ganhar quando se perde em alguém.

“Por que você não me contou que a base na qual me ensinou a ficar de pé é de areia movediça?”

Faz mais de um ano que li Colleen Hoover pela última vez. E enquanto eu lia Novembro, 9, eu me perguntava POR QUE diabos eu fiquei tanto tempo sem ler os livros dela. Colleen Hoover é minha autora preferida de YA. Céus, talvez ela seja minha autora favorita no momento.

Novembro, 9 é dividido pelos 6 encontros de Ben e Fallon, e dentro de cada encontro, é dividido em capítulos intercalados por ambos, escritos em primeira pessoa. Uma das coisas que eu mais gosto é sobre como as situações são conduzidas. Ben é escritor e a tarefa que Fallon passa a ele em seu primeiro encontro é que ele leia livros de romance, para que possa escrever o livro dele de forma a se tornar um best seller. Logo, a trama é recheada de comentários (não maldosos) sobre YA's, sendo um deles sobre a atração e amor instantâneo. E é engraçado, porque Hoover faz exatamente isso, mas de forma a não ficar forçado para o leitor. Ela escreve com extrema sutileza, passa muito de seu senso de humor para o livro e há muita sensualidade descrita, bem como cenas dignas de grandes histórias de amor.
Como já conhecido por quem lê seus livros, Novembro, 9 inicia-se de forma muito simples, com a possibilidade de um romance sutil e despretencioso. Mas meus amigos, isso seria simples demais. Então sim, há muitas reviravoltas que EU não julgo forçadas, mas cabe ao leitor achar isso. Para mim, creio que um acontecimento apenas tenha me incomodado e eu tenha achado até desnecessário, para acrescentar mais drama para uma história já dramática o suficiente. Mas pessoalmente, eu relevei, já que a história me conquistou desde as primeiras páginas.

Válido mencionar os inúmeros assuntos importantes abordados, que vão do celular ao volante até relacionamentos problemáticos com os pais. Mas, mais do que tudo, considerei o livro um ode a autoestima. A cada encontro, Ben dá uma lição diferente a Fallon, fazendo com que, a cada encontro, ela esteja cada vez mais madura e segura de si. Colleen Hoover não escreve sobre as cicatrizes feitas por queimaduras. Ela se dirige a qualquer tipo de cicatriz, a qualquer pessoa que julgue ter uma imperfeição e mostra e ensina que você é perfeito por ser quem é, e que você deve se amar, com todas as cicatrizes, porque elas significam luta.

A trama foca no casal, então ele aparece em 90% das cenas. Entretanto, por mais que os outros personagens não tenham suas próprias histórias, e só girem ao redor de Benton e Fallon, ao menos eles aparecem a cada encontro do casal, servindo como apoio e servindo como conselheiros para ambos. Particularmente, gostei da mãe de Fallon, mas ela aparece em apenas uma cena, então não nem parecia realmente que ela era a mãe, e sim, uma pessoa aleatória.
Já Fallon é apaixonante. É uma garota que teve seus sonhos destruídos, que acredita que sua vida acabou com o acidente (ela ainda está saindo da adolescência, afinal) e ao longo de 6 encontros, ela amadurece incrivelmente, tornando-se segura de si, descobrindo o que ama e o que quer pra vida. Ainda que cometendo erros e tenha me dado vontade de dar uns tapas em sua cara durante alguns momentos. E quanto a Benton... é um personagem maravilhoso. Cheio de defeitos, alguém que errou muito na vida, mas que descobre um motivo para voltar a acreditar em algo. Que tem um ótimo senso de humor, é carismático, tem ótimas sacadas. Alguém que continuou errando ao conhecer a mulher que sempre sonhou, e confesso que foram muitas burradas. Mas que tem uma química do caramba com Fallon. E sim, há cenas de sexo. Subentendidas.

“- Uma das coisas que sempre tento lembrar a mim mesma é que todo mundo tem cicatrizes – diz ela. - […] A única diferença é que as minhas são visíveis e a da maioria das pessoas, não.
Não digo que ela tem razão. Não digo que embora ela seja linda por fora, eu só queria ser assim por dentro.”

Como sempre, recomendo a Colleen Hoover para quem ama YA, para quem ama drama, para quem gosta de humor. E se quer conhecer um bom romance, pode começar com ela, pois ler um livro dela é quase certo (eu não gosto de um caso perdido, desculpa) ser sinônimo de arrebatação.

35 comentários:

  1. Olá, acho que ainda não li nada da autora. Bom saber que a história não decepciona. Vai pra lista! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Nunca li nada dessa autora, e esse livro oarece ter uma trama interessante...

    Beijooooo! 💗

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu adoro essa autora.
    Bom saber que nesse livro ela continua inserindo temas que vão além do óbvio e modinha.
    Estou mais ansiosa para ler após ver sua resenha :)
    Bj

    ResponderExcluir
  4. nossa, você curte mesmo a autora, percebe-se pela forma empolgada que você fala da escrita dela na resenha :D
    até tentei, mas comigo não rolou, não gosto bem do gênero YA, raramente leio...
    percebi que a trama contém personagens cativantes tbm,né? ^^

    beijos, flor...

    ResponderExcluir
  5. miga me ajuda!!!!!!!!!!!!! eu AMO YA, amo romance... mas drama me destrói. tipo, não sei como explicar de uma forma que faça sentido mas vamos lá: se eu vou ler um livro de romance, quero que o casal termine junto. POde acontecer mil coisas durante a história, mas eles precisam ficar juntos no final. Eu já vi muita gente falando bem desse livro, mas ninguém me da spoiler (e eu preciso de spoiler para viver bem). Me fala, você acha que eu irei gostar? Amo livros que atiram altos acontecimentos loucos na nossa cara durante a leitura, mas gosto muito de livros leves, engraçados, com romance. Nada de chororô ou gente morrendo de câncer. Entende? me ajuda!!!

    beijos, isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Bom, pelo que você me disse que é, acho que vai gostar bastante hehe
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu ainda não li nada dessa autora, achei a premissa desse bem atraente.
    Eu li uma resenha de um outro livro dela em um blog e comprei o e-book o nome do livro é Confess vc conhece? Vou começar pie ele. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Primeira resenha que leio desse livro e nem me passou pela cabeça essa premissa! Adorei, já quero na minha lista - aliás, nunca li nada da Colleen, então vou querer muito começar por esse!

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Mas a Collen é autora de NA, não?
    Nunca tive vontade de ler seus livros, porque acho as premissas sempre muito parecidas. Entre si e também com outros livros do gênero. Essa coisa do trauma e tudo o mais. É algo que para mim já cansou hahahahha. Mas Sei que muitas pessoas gostam, então é apenas algo pessoal :)
    E fico feliz que você tenha curtido tanto e que ele tenha te passado tantos ensinamentos bons :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gislaine!
      É, agora que falou, acho que é principalmente NA. Mas Métrica, por exemplo, eu ainda consideraria YA. E esse também, porque não tem aquelas cenas, sabe?
      Beijos!

      Excluir
  9. Oie

    Acredita que nunca li nada da autora.
    Mas ouço falar bastante, desse livro mesmo também ouvi e essa é a primeira resenha que leio.
    O gênero não é meu forte, mas fui conquistada por sua resenha. A autora parece mesmo ter uma escrita fantástica, abordando temas que mexem com a gente de forma mais sutil possível.
    Fiquei curiosa com essa parte que você achou desnecessária rs.
    Vou tentar ler esse e conhecer a escrita da Collen.

    Bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desde que vi o lançamento da obra estou extremamente curiosa para lê-la.
    Sou apaixonada pela escrita da Colleen e suas obras me emocionam muito.
    Quero conferir cada encontro entre Ben e Fallon e acompanhar esse amadurecimento da personagem e aumento da autoestima.
    Os temas abordados são bem interessantes e creio que são discutidos com muita leveza.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Nunca li nada da autora, mas tenho vontade de conhecer Métrica, e somente ele. O restante não me atrai. Vi algumas resenhas desses, mas ainda não me despertei para ler. Não curto muito não. Quem sabe eu leia Confess, dela, mas esse dai, não dá pra mim. Até porque vi algumas pessoas comparando a Um Dia, do David Nicholls, e eu não gostei desse livro :(

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI Camila,
    Nunca li nenhum livro da Collen, mas ouço falar tão bem que fico curiosa. A sinopse não me chamou muita atenção, apesar da sua resenha ter ficado ótima. Vou tentar ler Novembro 9 para descobrir se gosto da autora, já que todo mundo fala muito bem dela.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camilla!

    Esse livro da Colleen está na minha lista há um tempinho, estou muito curiosa/ansiosa para lê-lo. Um dos meus gêneros favoritos também. Gostei bastante da resenha, me tirou dúvidas importantes antes de iniciar a leitura, obrigada!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila =)
    Não li nenhum livro da Colleen Hoover, mas já ouvi falar bastante. Que bom que a autora escreve com sutileza e consegue passa seu humor. A história parece ser rica em detalhes. Pela forma que você escreveu a resenha deu para percebe o tanto que curte a autora. Beijos'

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Queria tanto conhecer a escrita da autora há tempos mas não tive oportunidade ainda.
    Sua resenha me deixou mais curiosa e colocou em prova aquilo que eu já achava da autora, ela escreve incrivelmente bem.
    Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila!
    É a primeira resenha que eu leio do livro e só agora estou descobrindo do que ele se trata, mas ja amei! Nunca li um livro dessa autora mesmo tendo vontade, não surgiu oportunidade, mas acho que gostaria de começar com esse.
    Esse relacionamento do dois é bem curioso, e fiquei com muita vontade de saber se eles ficam juntos no final e como fica a autoestima da Fallon.
    Gostei da autora abordar isso também, autoestima é sempre um grande problema na vida de muitos.
    Você disse que o livro foca nos encontros dos dois, mas chega a mostrar alguma coisa do decorrer do ano deles?
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Não tenho muita curiosidade para ler os livro dessa autora. Apesar das Criticas positivas que sempre encontro, estou um pouco enjoada de YA. Tenho até lido alguns em parceria e achado uns legais, mas ir de livre e espontânea vontade procurar algo do gênero não faria isso por enquanto. Fico feliz que tenha gostado tanto.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila, eu ando achando que é meio impossível não se apaixonar pelos livros da Colleen, eu particularmente gostei bastante de todos que li. Mas depois da minha última leitura (Talvez um dia) estou evitando ler algo dela por motivos de que não quero me apaixonar por outros personagens dela e perceber que gosto mais deles do que dos anteriores hahuahuahuah. Porém com sua resenha percebi que não vou exatamente cair de amores pela protagonista e isso já me estimula, já tenho o livro aqui e vou ler quando tiver um tempo livros dos livros de parceria. Alias, não sabia muito sobre a história mas deu para ter uma boa ideia de tudo depois de ler sua resenha, já vou preparada para algumas coisas rs

    ResponderExcluir
  19. A Hoover é uma autora com E maiusculo. Ela é completa e sabe dosar a medida certa de romance, história e tem um toque poético simplesmente encantador. Dos que li até agora o único que gostei, mas não é isso tudo que todos falam é o métrica. Teve horas que o livro me irritou. Mas sou apaixnada por Talvez um dia e esse quero ler o mais rápido possível. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila tudo bem? Acredita que nunca li nada dessa autora? E olha que só vejo boons comentários, mas acredito que o livro precisa chamar a gente, sabe? ainda nao me senti chamada por nenhum livro da Colleen. Porem admito que fiquei curiosa com o plot ser de uma menina que tem varias queimaduras, pena que a autora nao descreve muito bem ne? Ela ao menos fala sobre o preconceito que a garota deve sofrer? Fiquei um pouco decepcionada quando vc disse que tudo é focado no casal... particularmente gosto quando foca em outras coisas tbm.
    Quem sabe um dia eu leia, no momento nao to nessa vibe.
    bjs
    Dana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dana!
      Ela descreve bastante sobre as cicatrizes sim, e fala sobre o preconceito. Por isso considerei o livro um ode a autoestima.

      Beijos!

      Excluir
  21. Oi Camila.

    Gostei bastante da sua resenha, pois estou com muita vontade de ler este livro. Ainda mais sabendo que o personagem tem um ótimo senso de humor, isso deixa a leitura com uma grande expectativa. Eu vou anotar a dica porque eu ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita da Colleen.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu li um livro da autora até agora e simplesmente amei, mas tenho receio de ver tantos elogios assim e acabar me decepcionando, hahaha. Mas pelo jeito não tem como pensar diferente, né? Nunca vi nenhuma resenha negativa até agora das obras da autora. :O
    Gostei da trama, parece uma leitura envolvente e é bom saber que tem senso de humor. Estou curiosa para conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Oi. Li esse livro essa semana, e adorei. Não tem como não AMAR os livros da Colleen. Adoro todos os livros dela, e com Novembro, 9 não seria diferente.

    ResponderExcluir
  24. Nossa eu fazia uma ideia completamente diferente dessa autora. O.O Tô boba. Já tinha lido algumas resenhas, mas li pouco sobre a autora e os livros as resenhas nunca me chamaram muito a atenção. Lendo aqui sobre o estilo de escrita dela fiquei mega curiosa para ler algo. Obrigada mesmo pela dica! Acho que vou começar por este mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  25. Olá !!! Ótima indicação !!! Amei sua resenha !!!
    Já anotei, será uma das minhas próximas leituras
    Gosto de livros com a autora, não conhecia esse.
    super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Bem, a trama tem um fundo interessante e Novembro 9 está sendo bem comentando, tenho até certeza curiosidade, mas não sei se leria no momento, talvez não seja o momento de um livro da Collen, apesar das boas críticas descrita na resenha, não me cativou totalmente para ficar louca em relação ao livro, talvez porque eu esteja um pouco saturada do gênero que ela escreve, mas ainda sim, foi bom conhecer sua visão a repeito de Novembro 9, gostei de saber que os personagens são assim tão bons, em especial os protagonistas.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  28. Preciso muito ler esse livro! CoHo se tornou minha autora estrangeira favorita depois de ler aquela maravilha de Métrica/Pausa/Essa Garota. Ela tem uma sensibilidade para as coisas que é incrível. Amo demais! E eu to pirando com todo mundo falando de Novembro, 9. Preciso desse livro!
    Bjo

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente dessa vez a obra me si não despertou meu interesse, não sou muito chegada nos livros dessa autora, mas fiquei apaixonada pela sua resenha e acho essa capa linda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Ooi! Essa é a primeira resenha que leio desse livro e eu fiquei ainda mais curiosa para cobhecer a eceita da autora, que a maioria elogia. Espero poder ler algo dela logo :)
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Camila,

    Eu gosto muito dessa autora, mas tenho dificuldade em encontrar os livros dela num preço que cabe no bolso. Novembro 9 me lembrou um pouco Um dia e eu esperto ter uma relação melhor com essa da Colleen do que com o do David. Vou ler, só não sei quando.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li nada da Colleen, mas pretendo, vejo o pessoal falando tão bem que fico curiosa para conhecer a escrita dela e acho que esse seria um perfeito livro para iniciar, pelo visto ele é muito bom e apesar de ser dramático aparenta ter cenas com bom humor. ^^
    Já li alguns livros do gênero YA, então sei onde estou me metendo. kkkkkkk Esse costuma ser um gênero que eu curto, então espero gostar dos livros da Colleen também! *-*

    ResponderExcluir