Resenha: O Dragão de Gelo - George R.R. Martin

 
Editora Leya
Tradutor: Gabriel Oliva Brum
128 páginas
2014

Outras resenhas do autor:
O Cavaleiro de Sete Reinos

Adara nasceu em um inverno que deixou marcas terríveis e profundas nos moradores da Terra do Norte.
Adara sempre contou os dias para o inverno chegar, não pelo seu aniversário mas para ver o seu melhor amigo, o misterioso e temido dragão de gelo, o único que consegue quebrar o seu silêncio. Mas agora a vida de ambos está em jogo.
Adara é filha do inverno, assim como o seu dragão.

"O dragão de gelo soprava a morte no mundo. Morte, quietude e frio. Mas Adara não tinha medo. Ela era uma criança do inverno, e o dragão de gelo era o seu segredo."

O Dragão de Gelo é uma trama pequena e rápida, que se passa muitos anos antes dos acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo, sobre a vida de Adara, uma menina tocada pelo inverno que possui uma forte ligação com o Dragão de Gelo.


A trama é leve, simples e rápida, mas nem por isso superficial, trazendo em sua essência uma aura de lições sobre amor, amizade e sacrifícios.

A narrativa de Martin continua tão boa quanto sempre, proporcionando uma leitura bastante rápida e fluída, com momentos de tensão.

Gostei muito das diversas ilustrações presentes no livro, todas extremamente bem feitas retratando muito bem algumas cenas específicas.

Eu não o classificaria como um livro infantil por conter cenas de guerras, ainda que sejam mais leves do que as existentes nas Crônicas de Gelo e Fogo, ainda assim acho que poderia ser lido por uma criança de maior idade, que não fiquei facilmente impressionada.

O Dragão de Gelo é uma leitura perfeita para quem sente falta do mundo criado por George mas não tem tempo para reler os imensos livros que compõe a série ou ainda para quem quer conhecer, ainda que por alto, esse mundo medieval onde os dragões habitam.

14 comentários:

  1. AMEI. Ainda não li nada do Marin, porem, acho que seria ótimo começar com esse né. Ele é 'independente' sem vinculo fixo com os outros livros dele né? Por exemplo, para entender ele, tem que ler um outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ele faz parte do universo de GOT mas é uma história única e independente. Pode ler sem medo pois não precisa ter lido os demais pra entender.
      Beijos!

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa!! Adorei saber mais sobre esse livro. Do autor eu li apenas o primeiro livro de GoT, que gostei bastante!! Pretendo ler os outros agora em 2017. O Dragão de Gelo parece ser uma leitura mega envolvente. Quero ler! :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari.

    Eu já assisti a série do Martin, tenho os livros da série, mas acredita que ainda não consegui ler nenhum? Dá uma certa preguiça, visto que eles são super grandes. Mas esse livro parece ser bem cativante, já que tem muitas figuras e tal. Espero ler mais p frente.

    Amei!
    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  4. AMO Game of Thrones, mas nunca tive coragem de começar um livro do George.

    ResponderExcluir
  5. OOi!

    Amoo GoT, única série que assisto! Poremmmm, não tive coragem ainda de ler algo do autor. Ainda mais quando me dizem que as vezes a série e melhor que os livros. Contudo, ainda tenho vontade de ler algo dele! :)

    ResponderExcluir
  6. Oiii Larissa, tudo bem?
    Fiquei encantada com esse livro, confesso que não sabia da existência até o momento, mas a sua resenha despertou muito meu interesse, dica super anotada linda.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa! Não sei se tem alguém mais por fora da obra do George R.R. Martim que eu. Conheço os livros, mas ainda não os li (ganhei dois de presente, fora da cronologia). E não vi GOT porque faz tempo que não consigo acompanhar seriados. Interessante saber que o universo do autor é bem amplo e com narrativas em diferentes momentos. Gostei muito do seu texto. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    EU cheguei a ler algumas obras do autor, mas ainda não li esse livro.
    Preciso conferir essa historia, com certeza vou gostar dessa leitura. Eu gosto bastante da narrativa desse autor.


    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. OiiI!!

    Eu não sou fã do autor. Sei que ele criou um universo maravilhoso que agrada seus fãs e fico feliz em saber que é um livro que tem um bom enredo e traz essa sensação de nostalgia. Bem legal!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito da escrita deste autor, ele possui um universo maravilhoso, e fico arrepiado com cada surpresa que ele nos revela neste livro. Também não classifico o livro como infantil e sim como algo mais juvenil mesmo, justamente como você falou por conter cenas de guerras fortes.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sabia da existência desse livro, mas achei muito interessante, ainda mais por se passar muitos anos antes do que GOT. Fiquei bem curiosa para conferir essas ilustrações também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Confesso que não sou nem um pouco fã de GoT e por isso ainda nem li os livros da série haha Acho que se algum dia ler esse, vai demorar bastante haha
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ainda não tive vontade de ler todos os livros de GOT e também não consegui assistir a série. Só assisti uns 3 capítulos e abandonei. Gostei da recomendação, porém lerei mais adiante.
    Beijos,
    <a href="www.deliriosliterariosdasnow.blogspot.com>Delírios Literários da Snow</a>

    ResponderExcluir