ESPECIAL: TOP de 5 melhores leituras de 2016

Oi, pessoinhas, como vão? Espero que todos bem e muito felizes por terem ganhado os livros que queriam. Mais um ano se passou e mal percebemos que já era a hora de fazer um novo top de melhores leituras, então confessamos que foi um pouco difícil pensar sobre!
Novamente, foi um ano de muitas leituras novas, muitas viagens pra lugares e épocas diferentes.
Por isso, e e a Larissa fizemos um ranking pra vocês, das histórias que mais nos chamaram a atenção esse ano. <3


  • Ranking da Camila
 Ao contrário do ano passado, foi muito difícil escolher meu ranking esse ano. Li menos, e a disputa foi bem mais acirrada! Espero que gostem.

1. Mil Pedaços de Você
Apesar de ele não ter levado as estrelinhas máximas em minha resenha, eu tenho esse livro em minha memória com muita frequência. Após muito pensar, resolvi que ele leva o primeiro lugar. A resenha pode ser lida aqui.
Sinopse: Marguerite Caine cresceu cercada por teorias científicas revolucionárias graças aos pais, dois físicos brilhantes. Mas nada chega aos pés da mais recente invenção de sua mãe — um aparelho chamado Firebird, que permite que as pessoas alcancem dimensões paralelas. 
Quando o pai de Marguerite é assassinado, todas as evidências apontam para a mesma pessoa: Paul, o brilhante e enigmático pupilo dos professores. Antes de ser preso, ele escapa para outra realidade, fechando o ciclo do que parece ser o crime perfeito. Paul, no entanto, não considerou um fator fundamental: Marguerite. A filha do renomado cientista Henry Caine não sabe se é capaz de matar, mas, para vingar a morte de seu pai, está disposta a descobrir.
Com a ajuda de outro estudante de física, a garota persegue o suspeito por várias dimensões. Em cada novo mundo, Marguerite encontra outra versão de Paul e, a cada novo encontro, suas certezas sobre a culpa dele diminuem. Será que as mesmas dúvidas entre eles estão destinadas a surgirem, de novo e de novo, em todas as vidas dos dois?
Em meio a tantas existências drasticamente diferentes — uma grã-duquesa na Rússia czarista, uma órfã baladeira numa Londres futurista, uma refugiada em uma estação no meio do oceano —, Marguerite se questiona: entre todas as infinitas possibilidades do universo, o amor pode ser aquilo que perdura?

2. Pax
Uma das minhas últimas leituras do ano, Pax me conquistou e as lições deixadas vão me marcar por um bom tempo. A resenha pode ser lida aqui.
Sinopse: Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.

3. Namorado de Aluguel
O livro mais tchutchuquinho do Ano, viciante, de leitura fácil, que me fez ter vontade de ler assim que acabei! A resenha pode ser lida aqui.
Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley.
O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas.
E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento.
Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma.

4. Aos Olhos de Zoe
Livro lindo, cachorrinha linda, laços incríveis. Zoe me faz querer transbordar sempre que lembro dela. E fez meu gato ter ciúmes, porque a capa ficou levemente arranhada! A resenha pode ser lida aqui.
Sinopse: O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história?
Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente.
Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita.
É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.
Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos olhos de Zoe".

5. Destinos de Papel
Por último, Rebeca me fez dar altas gargalhadas com seu jeito espontâneo de ser, e, com suas dores mais internas, impedir que outras pessoas sofram como ela sofreu. A resenha pode ser lida aqui.
Sinopse: Rebeca tem algumas regras que sempre costuma seguir à risca. Ou melhor, quase sempre.
Bem, na verdade, seguir regras não é exatamente o seu forte.
Com o coração partido por um trauma do passado, ela vive a vida como se não houvesse amanhã, nunca se apegando a ninguém e sem se preocupar com seu futuro.
Mas tudo muda quando consegue estágio de Psicologia em uma grande escola, passando a ser uma espécie de conselheira para os alunos. Uma grande ironia, uma vez que ela sequer consegue aconselhar a si mesma. Sua principal paciente, Júlia Nakagawa, é uma garota-problema que detém o estranho dom de prever o futuro ao tocar nas pessoas.
Mas não é apenas Júlia que entra na vida dessa jovem desmiolada. Um grande amor também se faz presente, abalando suas estruturas e fazendo com que sejam desrespeitados os limites que ela mesma impôs para si.
Porém, Júlia parece conhecer um segredo que pode mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a de Rebeca. Para sempre.

Menções Honrosas: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones, Algo de Infinito - Vivian Lopes, Star Wars - A Trilogia, Encruzilhada - Kasie West, Em Algum Lugar nas Estrelas - Clare Vanderpool, Novembro, 9 - Colleen Hoover.

  • Ranking da Larissa

Diferente de 2015 em que escolher as minhas melhores leituras foi algo bastante fácil, decidir os cinco primeiros lugares dentre todos os livros que li em 2016 foi uma tarefa difícil pois foram muitos livros bons e várias histórias tocantes. Vocês vão notar que várias obras não receberam 5 estrelas mas independente disso as histórias que elas contém me tocaram de forma significativa e deixaram a sua marca e isso foi o que mais contou pra seleção delas. Espero que se identiquem com a minha listinha haha. 

1. Algo de Infinito
Esse é um livro extremamente difícil de falar. Foi a primeira obra que li da Vivian e de cara me tornei fã dela. A trama é linda demais, arrebatadora e me faltam palavras pra descrever tudo o que ela me fez sentir. Leia a resenha aqui.
Sinopse: O tempo passou e a vida seguiu em frente. Eu poderia dizer isso e estaria dizendo, ao mesmo tempo, uma verdade e uma mentira. A vida sempre segue em frente, é o caminho natural das coisas. A Terra continua a girar. Mas se você parasse para analisar a minha família, por mais que todos nós tentássemos disfarçar, nenhum de nós havia exatamente seguido em frente. Meus pais haviam perdido uma filha, eu e os meus irmãos havíamos perdido uma irmã. Como se segue em frente depois disso?

2. Todos os Nossos Ontens
Todos já sabem que eu AMO uma boa distopia e por isso não poderia deixar de selecionar uma. Todos os Nossos Ontens é um livro que eu li lá no início do ano, em janeiro (admito que foi tão no início do ano que eu pensava que tinha sido uma leitura de 2015 haha) e que me conquistou por completo. A trama é incrível e é uma ótima escolha pra quem gosta de viagem no tempo. Leia a resenha dele aqui.
Sinopse: O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo? Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem? Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...

3. Meu Erro
Outro livro difícil de falar, outra autora que foi amor à primeira vista. O que dizer desse livro que mal li e já considero pakas? Maravilhoso, leiam, releiam e leiam mais uma vez. Resenha aqui.
Sinopse: Segredos são como fantasmas, nos assombrando e nos fazendo crer que são reais. Todos temos segredos. Carol aprendeu a conviver com os seus, que estão adormecidos. Gabriel desistiu de lidar com eles e decidiu pelo caminho mais fácil, vivendo uma vida sem regras e limites. Eles estão na mesma estrada, mesmo estando em sentidos opostos. Enquanto ela tenta fugir da escuridão, ele só quer se perder ainda mais. Uma história emocionante sobre até onde somos capazes de ir para salvar aqueles que amamos e sobre acreditar que todos têm uma segunda chance, mesmo que para o resto do mundo isso pareça um erro.

4. O Cobiçado
Mari Scotti foi uma das melhores descobertas do ano; mal a conheci e já quero devorar tudo o que ela já escreveu. Resenha aqui.
Sinopse: Vinte e quatro mulheres à sua disposição. Um coração incapaz de ceder. Rohan Sen é um solteirão convicto, vocalista da Four River, uma banda de rock conhecida internacionalmente. Galã nas horas vagas (e nas ocupadas também), desistiu do romantismo após ser largado no altar em rede nacional. Tudo estava bem, até que foi convidado para ser o astro de "O Cobiçado", um novo reality show. Aillen Kern encontrou na voz rouca de Sen, um bálsamo para as dores da perda. Após a morte de seu noivo, ela se entregou ao luto, trancando seu coração, mas não o seu amor pela música. Só não esperava ter a chance de conhecer seu ídolo, um dia. Menos ainda participar de um programa em busca de um novo amor, algo que ela decidiu nunca mais procurar. Encontrar o amor em um programa de TV parece improvável, mas a vida pode surpreender.

5. Desaparecidas 
Esse livro foi uma grande surpresa, sempre gostei da autora mas com esse título ela me conquistou de vez. Leia se você gosta de suspense, thriller psicológico e livros de adolescentes. Resenha aqui.
Sinopse: As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.

 Menções honrosas: A Princesa da Lapa - Danilo Barbosa; Kiro e Emily - Abbi Glines; Além Mundos - Scott Westerfeld; Filha da Floresta - Juliet Marillier; O Refúgio do Marquês - Lucy Vargas; Meu Namorado Literário - Gleize Costa e Azar o Seu - Carol Sabar

19 comentários:

  1. Paula de Sá

    Oi Cams, tudo bem?
    Com certeza "Meu Erro" e "Aos Olhos de Zoe" são uma das minhas melhores leituras de 2016! O que me deixa mais feliz é que todos os dois são nacionais! Viva a literatura nacional!
    Eu quero MUITO ler "Mil Pedaços de Você". Vi MUITA gente falando super bem!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas! Amei saber que gostou de O Cobiçado! Obrigada pelas palavras, são um ótimo começo para 2017! <3
    Espero que goste dos outros livros também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. OI,

    Amei o seu post! São livros incríveis. Quero muito ler Aos Olhos de Zoe! <3

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum, me sinto tão poser quando vejo algo assim, mas em compensação já ouvi falar. Uma amiga minha leu Pax e se encantou, ele está na minha lista de "livros do futuro", sempre vejo resenhas sobre ele, e as pessoas realmente se apaixonam pelo livro.
    Ps; Que template mais fofo!

    npitoresco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menina que lista lindaaaaa. Desses eu só li O Cobiçado e realmente é um livro incrível, já estou ansiosa pela continuação dele. Amei muito!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Realmente é dificil escolher os melhores do ano, dá vontade de colocar todos, da listas de você ainda não li nenhum, mas ainda vou comprar esse Pax, tenho medo de ficar triste com ele, mas é tão lindo que eu quero

    ResponderExcluir
  7. Olá, meninas, nossos gostos são bem diferentes por isso a lista de vocês é quase desconhecida para mim. Ou seja, assunto pra eu ficar atenta em 2017! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. oláá! tudo bem?
    adorei a lista! gosto muito de ver esses top de livros para conhecer coisa boa :)
    fiquei doida com esse mil pedaços de você, porque já conheço a autora, mas não sabia desse.. fiquei curiosa também com namorado de aluguel e todos os nossos ontens! já anotei aqui para fazer parte das minhas próximas aquisições
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a ler o livro desaparecidas na saraiva só pra passar o tempo e acabei lendo 150 páginas mas nao deu pra eu comprar, eu preciso voltar logo para comprar ele porque estou louca para saber o final kkk

    ResponderExcluir
  10. oie, adorei o top de vocês. Sobre o da camila, eu já li pax, e adorei esse livro, achei muito fofo e também levarei as lições dele para muito tempo. Sobre o da larissa, li apenas o todos os nossos ontens e não gosto tanto do gênero dele, por isso tive bastante dificuldade com a leitura do livro. Que 2017 traga ótimas leituras para vocês.

    ResponderExcluir
  11. Camila, tudo bem?

    Adorei sua lista! Alguns também foram leituras queridas em 2016, por exemplo Namorado de aluguel, todos os nossos ontens. OUtros estão na minha lista, tipo o Desaparecidas, Pax e Mil medaços de você. Espero lê-los muito em breve.

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Acho otimo conferir as melhores leituras de outros blogueiros, pois anoto algumas para ler em 2017. Um dos que gostei aqui foi Pax, adorei a premissa e como o livro te chamou atenção.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Eu amei suas melhores leituras porque foi fora do usual. Geralmente tô vendo livros como The Kiss of decepcion como melhores e você me coloca alguns livros nacionais e eu gostei disso. Quero muito ler o namorado de aluguel. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oii, muito bacana a sua postagem. Estou bem querendo ler o Mil pedaços de você, pois estou bem curiosa com o mesmo. E também estou curiosa com o Os Olhos de Zoe, sem contar que essa capa é muito linda.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Acredita que dos livros citados, li nenhum? hehehe Estou doida para ler Namorado de Aluguel e Meu Erro, por isso estão na minha meta esse ano. Adorei o menção honrosas para Além-Mundo já que ele também é um que quero muito ler.
    Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Pax, O Cobiçado e Meu erro estão na minha lista de desejados e que espero conseguir ler ainda nesse primeiro semestre...
    Só vejo comentários positivos sobre eles e espero gostar tanto a ponto de entrar no top de melhores leituras :)
    Curti bastante a leitura de Desaparecidas e Namorado de Aluguel, mas não tanto a ponto de ser melhor leitura quando li (se bem que acho que por causa dos outros tantos incríveis que li é que eles perderam posições...)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, Camila.

    Quantas leituras maravilhosas! Dos livros citados eu já li 'Filha da Floresta' e 'Desaparecidas' e confesso que sou apaixonada pelos dois livros. Também estou doida p ler um livro da autora nacional Mari Scott, visto que vejo várias resenhas positivas sobre suas obras. Amei suas dicas!

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Gostei bastante do ranking de vocês. Sobre o da Camila, eu quero ler os três primeiros livros citados, que foram Mil Pedaços de Você, Pax e Namorado de Alugal. Sobre o da Larissa, eu adorei a escolha de O Cobiçado. Foi um livro que eu li e amei. Também quero ler Algo de Infinito da Vivian. Pretendo ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  19. Destinos de papel me chamou bastante atenção. Aos olhos de Zoe é mesmo lindo e super merecia estar nessa lista
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir