[Mangás #2] Anohana - Mitsu Izumi, Cho-Eiwa Busters

Eiei, pessoinhas! Bem-vindos ao primeiro post de mangás e HQs do ano!
E como eu não perdoo e não tenho coração (mentira, tenho até demais), eu farei vocês chorarem até não poderem mais com o mangá de hoje, que possui um longo nome.

O nome verdadeiro desse mangá é Ano Hi Mita Hana No Namae Wo Bokutachi Wa Mada Shiranai, ou em português, Ainda Não Sabemos o Nome da Flor que Vimos Naquele Dia. Como é um pouco extenso, é carinhosamente conhecido simplesmente como Anohana.

Foi lançado aqui em 2016 pela Editora JBC, e para a alegria de muitos, conta com apenas 3 volumes e o valor de R$14,90. Também possui a versão em anime, que conta com 11 episódios.

A história de Anohana é extremamente simples, e muito sofrível e bonita. Havia um grupo de seis amigos inseparáveis, que se autointitulavam os Super Peace Busters. Jintan, Menma, Poppo, Anaru, Tsuruko e Yukiatsu tinham nada mais do que uma base secreta para brincadeiras, mas imaginavam que deveriam sempre manter a paz no mundo. Até que Menma morre. Sim, meus amigos, Menma morre e não é spoiler. E o grupo, antes inseparável, tornam-se meros desconhecidos.
E é aí que a história de fato começa. Anos depois, o fantasma de Menma aparece para Jintan. Menma tem um desejo, que não lembra qual é, e Jintan precisará reunir todo o grupo - que não consegue ver a garota - para descobrirem qual o desejo que ela poderia ter, para que possam realizá-lo.

Quando era criança, Jinta Yadomi criou com os seus amigos o grupo Super Peace Busters.

Ele era o líder e todos o chamavam de “Jintan”. Até que uma tragédia assola o grupo – a morte acidental de uma das integrantes, a Menma. O incidente leva ao desmembramento do grupo, e ao longo dos anos, os amigos acabam se afastando por completo.

Só que um dia, sem mais nem menos, Menma, que deveria estar morta, surge no quarto do Jintan! Será uma sósia…? Uma fantasma…? Qual a razão do “retorno” da garota?!
No dia seguinte ao que Menma mostrou o “infinito” em fogos de artifício, Jintan retorna ao esconderijo secreto. Quem estava lá era Tsuruko, que diz para Jintan que há algo que só ele seria capaz de mudar. E quando Jintan, seguindo instruções da amiga, provoca Yukiatsu falando da Menma, a reação do garoto é algo totalmente inesperado!

Os Super Peace Busters vão à casa da família Honma para pedirem autorização para a queima dos fogos em homenagem à Menma. No entanto, eles são recepcionados com um triste e duro desabafo da mãe da menina que não consegue aguentar ver os cinco amigos se divertindo às custas da filha. Será que os Busters continuarão com o projeto de lançamento do “foguete”? Ou melhor, será que esse é mesmo o desejo da pequena Menma?! Confira neste emocionante volume final de AnoHana!




 Preparados para chorar?

Anohana tem uma história rica e absurdamente singela, com inúmeros momentos engraçados que demonstram a força, amizade e carinho que os seis amigos têm, mesmo depois de anos separados.
Além disso, é impossível não se identificar com ao menos um deles. Todos são muito distintos um do outro, seja em personalidade, seja em caráter, seja em atitude. Mas o mais provável mesmo é que o leitor se identifique com todos, e queira guardar todos - ou quase todos (não gosto do Yukiatsu) - em um potinho.

A história se revela encantadora a cada cena que passa. Seus diálogos são divertidos e com conteúdo, recheado de referências para fãs da cultura japonesa. Ainda assim, mesmo para os que não tem conhecimento, não é difícil entender sobre, já que há as famosas notinhas de rodapé espalhadas pelos 3 volumes.

Como alertado desde o início do post, Anohana tem uma história linda, mas que sim, é triste. É triste porque fica a frustração de não poder fazer nada para que Menma fique. A história já foi feita, Menma já se foi. E não há nada que se possa fazer para que a doce garota retorne. Há traços do espiritismo também, já que se fala em reencarnação ao longo do mangá, ainda que de forma leve e sutil, mas fica o aviso.

Por fim, destaco que Anohana é uma história curta e emocionante, criada para fazer chorar e se apaixonar pelos personagens. Espero que possam ler e gostar e me apegar tanto quanto eu!
Ainda deixo aqui o nome da música de encerramento do anime, para que pesquisem no youtube e tenham um gostinho do que é: Secret Base - Kimi Ga Kureta Mono.

19 comentários:

  1. Não tem como não se apaixonar por Anohana. Eu nunca vi, acredita? Mas eu já conheço a história já que meus amigos adoravam falar o nome do título kkk eu acho maravilhosos os mangás trazerem essas histórias para que nós possamos aprender o verdadeiro valor da amizade, ou até mesmo outra lição importante.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Ai Camila, já amei!
    Não costumo comprar mangás e há algum tempo não vejo nenhum anime, mas adorei a resenha! Os japoneses tem uma tendência a escrever histórias lindas e incríveis! Já quero Anohana na minha estante!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Eu não leio mangás, mas queria conhecer mais sobre esse mundo.
    Esse parece uma ótima dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila, tudo bem?
    Eu só assisti ao anime mesmo e fiquei apaixonada, chorei tanto no final que você nem imagina, parabéns pela resenha que ficou incrível!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que nome enooorme! rs
    Como já disse não tenho muita experiência com mangás, mas acho que vou começar a ler alguns ver se gosto, pq tenho visto por aí na net muita gente comentando, lendo. Vamos ver! rs

    ResponderExcluir
  6. Camila, acredita que eu nunca li um mangá na minha vida. Eu preciso mudar isso, até porque a cada eu percebo que estou perdendo lindas histórias. Como esse que você citou que tudo muda com uma tragédia. Isso mexe comigo.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila,não costumo ler mangás, e dos que já vi por aí não tinha visto nenhum com a temática de espiritismo. Achei interessante isso, mesmo que a história seja triste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui muito ligada em mangás, mas este me deixou extremamente interessada! Parabéns pela resenha!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi...
    Confesso pra você que tenho um certo tipo de bloqueio com esse tipo de leitura, mas a história parece ser realmente linda e emocionante, além é claro de ter uma capa muito fofa.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Fiquei curiosa para saber como ela morreu e o motivo de eles terem se separado. Será que não aguentaram manter o grupo sem ela? E que desejo será esse? Será que ela voltou para que o grupo fosse unido outra vez? Parece ser lindo mesmo a amizade entre eles. Eu choro fácil, fácil, risos.. Então já vi que é uma história que irá me emocionar!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei saber um pouco sobre essa história! Não costumo ler mangás nem HQs, preciso incluí-las em minhas listas de leituras. Eu adoro histórias tristes e dramáticas e, claro, fiquei super curiosa para saber sobre a morte da personagem, sobre o desejo e, principalmente, sobre os traços do espiritismo que aparecem no livro.
    Vou procurar para leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Confesso que não curto mangás, mas a premissa e os temas abordados nesse é são muito bons. Sua resenha me deixou muito curiosa, e tenho quase certeza que se eu ler irei me emocionar muito. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Nunca li mangás, questão simplesmente de não ter tido a chance. Parece uma história bacana, mas acho que não para mim... Difícil explicar, mas os temas abordados não me parecem atraentes no momento, pode ser que daqui a uns dias sim hahahaha. Mudo de humor fácil e cada humor pede uma leitura diferente. Anotei a dica caso isso aconteça xD

    ResponderExcluir
  14. Olá! Atualmente estou lendo apenas Naruto e dei uma parada, queria mesmo recomendação de outros mangás para poder ler e esse caiu como uma luva, queria poder chorar um pouquinho e vi que esse enredo triste é tocante até em mim. Adorei essa coluna do teu blog, é ótimo ver que as pessoas gostam de ler diversos tipos de leitura, eu por exemplo, sou apaixonada por HQ's.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Eu não conheço muito mangás e não conhecia esse anohana. A história dele parece ser muito lindinha e aparenta fazer o leitor chorar sim. Acho que vamos nos apegar a personagem Menma e, como ela não pode voltar a viver, quando ela for embora vamos cair em lágrimas. Acho que quero começar a ler mangás kk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila, tudo bem?
    Anohana está na minha lista de leituras junto com Orange, todos falam que são dois mangás que emocionam bastante e pude perceber ao longo da sua resenha a veracidade deste fato. Lidar com perdas sempre é uma tarefa difícil independente da idade, sempre fica aquela lembrança ou pensamentos de tudo que poderia ter sido dito antes e são nas amizades que encontramos forças para prosseguir... já vi que irei me emocionar bastante.
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, já faz algum tempo que ando desligado destas questões de mangás. Não conhecia este, mas com essa sua apresentação tão perfeita, fiquei muito curioso para conhecer esses personagens tão cativantes como você disse.
    Adorei a diagramação e como cada mangá traz temas relevantes sobre os personagens e da cultura japonesa.

    ResponderExcluir
  18. Amei o nome do mangá (o grandão... amo títulos grandes!).
    Não conhecia esse, mas achei a história interessante e fiquei bem curiosa em conferir. Por ser 3 volumes e um precinho super bom, facilita mais ainda a aquisição. E com a capa fofinha, desse ser lindo os traços dele.
    Colocando agora na lista de desejados. Espero encontrar aqui na minha cidade :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  19. Oiii.
    Não costumo ler muitos mangas, gosto bastante de historias em quadrinhos, mas os mangas eu ja tentei ler por diversas vezes e não me cativaram, mas como tanta gente fala super bem eu quero tentar mais uma vez, quem sabe eu acabe gostando né?
    ótimo Post
    Bjs Mary

    ResponderExcluir