Resenha: Juntando os Pedaços - Jennifer Niven

Editora Seguinte
Tradutora: Alessandra Esteche
392 páginas
2016

Libby era conhecida como a adolescente mais gorda dos Estados Unidos. Após ser resgatada de casa e começar a emagrecer, ela finalmente consegue voltar a escola. Mas nos primeiros dias de aula ela sofre uma brincadeirinha cruel de Jack, garoto popular que todos adoram no colégio, mas que no fundo sente-se deslocado e participade tais atitudes para se proteger, pois tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer rostos, até mesmo da própria família. Com isso, eles vão parar na diretoria e com o castigo que recebem, começam a se aproximar e entender um ao outro como ninguém jamais havia feito.

“Apenas covardes se escondem atrás de palavras maldosas e ameaçadoras.”

Pra quem leu o primeiro livro da autora lançado no Brasil, Por Lugares Incríveis (que inclusive inspirou o nome do blog!) sabe que a autora gosta de tratar temas comuns aos jovens de forma realista e até mesmo inusitada, buscando sempre o lado bom da situação. Com Juntando os Pedaços não poderia ser diferente.
Seus protagonistas são apaixonantes, suas personalidades são convincentes e agradáveis, além de uma escrita leve, simples e viciante, o que torna muito fácil de ler rapidinho. Isso sem contar as inúmeras frases inspiradoras, como é possível observar pela quantidade de trechos vistos nessa resenha. Mesmo parando pra apreciar tantas frases ótimas, a leitura passou como um borrão.
Niven sempre parece colocar tudo o que sente em sua escrita e isso é o que mais me agrada nela. Em inúmeras cenas me peguei imaginando se aquilo era uma das coisas que aconteceu com ela ou pessoas próximas, porque todas as situações parecem reais, são descritas em detalhes e fazem com que o leitor pense que poderia acontecer e o quanto isso é cruel ou o quanto pode ser bonito e verdadeiro. Além disso, é uma literatura inclusiva. Todos os tipos de pessoas aparecem e é difícil não se identificar com algum personagem.
A autora parece trabalhar muito nessa questão, de fazer com o que o leitor se identifique. Esta, por sinal, parece ser a maior lição de Juntando os Pedaços: fazer com que o leitor, do mais feliz ao mais triste, se sinta amado. Perceba, como ela transmite na história, que o leitor é amado, todo mundo é.

O único ponto que deixa a desejar são alguns personagens secundários. Enquanto Niven acerta em cheio ao fazer onde os protagonistas são fora dos padrões, e uma porção de personagens próximos também com personalidades que ainda estamos começando a ver em obras literárias, outra grande parte dos outros personagens caem na mesmice, tornando o lugar um esteriótipo das escolas americanas, principalmente tratando-se do grupo de Jack; seus dois “melhores” amigos e sua namorada, Caroline. Claro, em muitas escolas são assim, com pessoas ruins, mas em minha opinião, prejudicou um pouco o ambiente e mensagem que a autora quis criar.

“- A gente não pode lutar as batalhas das outras pessoas, por mais que dê vontade.
Mas a gente pode correr atrás dos babacas que mexeram com elas.

Juntando os Pedaços é uma leitura rápida, bonita e proveitosa, que me fez ter certeza que Jennifer Niven é uma das minhas autoras queridinhas, escrevendo obras que passam mensagens importantes, principalmente para os jovens.
E por fim, para os fãs de Por Lugares Incríveis que possam ter certo receio em ler Juntando os Pedaços, ou para quem sabe a história de PLI e tem medo de apostar nesse novo livro da autora, finalizo afirmando: não se preocupem, leiam sem medo! haha

“Quanto aos outros, lembrem-se: Alguém gosta de você. Grande, pequeno, alto, baixo, bonito, comum, simpático, tímido. Não deixe ninguém dizer o contrário, nem você mesmo.”

31 comentários:

  1. Achei que já tivesse comentado esse post, rs!
    Quero muito, muito, muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,

    Eu não conheço a escrita da autora, mas pude conhece-la na Bienal ano passado e a sua simpatia me conquistou, quero ler os dois livros dela e estou bastante empolgada. A sinopse desse livro e as resenhas me chamaram muito a atenção, mas vou começar por Por lugares incríveis que já tenho. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apaixonada pela história de Jack e Libby!! Uma trama bem narrada que mostra o poder da amizade, confiança e lealdade que podemos encontrar no próximo!! Cada personagem com sua dor, mas que tentam superar as adversidades contando um com o outro!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Ainda não li nada da autora, mas os dois livros dela me chamam a atenção, ambos são o tipo de livro que gosto. YA é um gênero que leio muito, e quando o enredo é assim, abordando doenças, transtornos ou apenas diferenças que precisam ser abordadas, eu curto mais ainda. Achei interessante você falar que algumas cenas parecem ser reais e que fazem pensar na crueldade de certas coisas e na beleza de outras. Que bom que é assim, porque algumas dessas coisas provavelmente acontecem por aí, então é importante que essa visibilidade e sensibilização ocorram.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente eu amei seu layout, é muito fofo e lindo, ficou incrível! Segundo eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, ele tem um tema incrível e muito importante e todos estão falando super bem! <3

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  6. Ai Ai a Jennifer sem arrumando coisas adversas para juntas as pessoas e nos fazer chorar né?? Eu não li esse ainda, mas conhecendo a autora sei que as lágrimas cairão inevitavelmente.
    A menina com certeza sofreu bastante e aí vem o popular, que tinha tudo para ser mais do mesmo, e se prova tão problemático quanto ela.
    Já estava na minha wish list, mas depois da sua resenha com certeza será uma das minhas próximas leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que livro interessante,quero ler,fiquei apaixonada pela história,ele tem o tema bem legal mesmo obrigada por compartilhar.
    Um beijo grande.
    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas estou sempre enrolando. Adivinha por que? Exatamente o que você falou: li "Por lugares incríveis" e fiquei com medo de sair com o coração partido de novo. Não que eu não tenha gostado de PLI, na verdade, eu amei. Mas foi uma leitura que me deixou muito abalada e até hoje não me recuperei muito bem.
    Mas lendo a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para ler "Juntando os Pedaços" e pretendo dar uma chance.
    Ótima resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto algumas publicações de Por Lugares Incríveis, e já tinha achado muito legal , e agora com Juntando os Pedaços.... Preciso ler urgenteeeeee!!! Gosto muito de livros que se passam no ambiente escolar, mostrando as coisas que acontecem com aquela "minoria" dos alunos não-populares, principalmente por que ter sofrido bullying na escola. Amei saber que Niven trata desse tema com tanta realidade! Dica anotada! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tá na minha lista desde o lançamento, já vi muitos comentários sobre esse livro, a maioria positiva, adorei o post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oiii Camila, tudo bem?
    Menina eu realmente adoraria ter a oportunidade de ler esse livro, sei o quanto a obra conseguiria me emocionar, gostei muito de ler a sua resenha e não apenas eu irei ler, mas vou indicar para outras pessoas também que gostariam.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Já vi várias criticas positivas sobre este livro, e agora com a sua resenha fiquei mais intrigada ainda. Muito estranha esta doença que o garoto sofre. A história parece ser bem original, coisa que ando procurando para ler. =)

    https://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/02/sorteio-de-carnaval-sao-3-kits-de-livro.html

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super empolgada para ler esse livro, muito bom. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, realmente preciso conhecer mais sobre a autora.
    O tema poderia facilmente cair no simples clichê, mas os detalhes e peculiaridades que aprofundam os personagens fazem toda a diferença.
    Fiquei curiosíssima, de verdade.

    ResponderExcluir
  15. Olá Camila, tudo bem?

    Fiquei interessado no livro, confesso que não conhecia e achei a premissa bem legal. Fico contente que tenha gostado da leitura, que tenha se apresentado dinâmica e envolvente, se possível irei ler!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Olha confesso que já vi opiniões bem controvérsias sobre o livro. Ainda não sei se lerei ou não, até porque não li o seu antecessor que fez todo mundo se apaixonar para ela. Vou esperar mais opiniões para me decidir. Adorei a sua resenha e a escolha de quotes!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    É primeira resenha que leio desse livro e depois de ler o primeiro parágrafo já fiquei bem empolgada, já vou colocar na minha lista de desejados.
    Eu estou tentando imaginar como é viver sem conseguir reconhecer o rosto das pessoas. Pelo visto a escrita da autora é cativante e envolvente, preciso ler algo dela o quanto antes e confesso que esse livro me atraiu bastante.
    Amei a tua resenha, vou lá no skoob colocar ele na minha lista de desejados.
    Estou apaixonada pelo gato do teu layout <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Não conhecia o livro e fiquei interessada em ler, o tema me chamou atenção. Mas, tenho que ler o primeiro livro antes para não ficar boiando no enredo. Legal ter inspirando o nome do blog no livro, muito lindo mesmo. beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre falo que clichês são sempre bem vindos, ainda mais quando bem desenvolvidos o que pelo visto ocorre neste livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Ótima resenhas! E me faço alguns questionamentos que até em que pontos os clichês são bacanas em um livro e neste me pareceu bons. Desculpa se estiver enganado.
    Livro interessante ^^

    ResponderExcluir
  21. Segunda resenha que leio hoje sobre esse livro. Deve ser um sinal hehehe

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem??

    Me apaixonei completamente pela sinopse de Juntando os Pedaços, mas infelizmente não tive a oportunidade de realizar a leitura.

    A cada resenha que leio minha curiosidade aumenta gradativamente e após ler a sua, não foi diferente.

    Pretendo ler em breve a obra e me apaixonar pelo enredo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oiii, tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais tenho interesse em ler sua resenha me deixou encantada e apaixonada! Justando os pedaços deve ser uma leitura bem envolvente e prazerosa, dica super anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  24. Conheci a escrita da autora através de Por lugares incríveis e assim como a história de Juliet e Finch, a trama de Juntando os pedaços trouxe a tona os problemas da adolescência com aquela carga dramática e reflexiva que a autora sabe muito bem inserir. Não diria que esses são meus livros favoritos, mas acho bacana a forma como a autora introduz temas tão reais em suas histórias e de certa forma acredito que isso auxilia nossos jovens leitores. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oii Camila, tudo bem? Sua resenha ficou ótima <3 Adorei saber sua opinião sobre o livro, e que gostou tanto. Eu li PLI e gostei, mas confesso que não foi AQUELA coisa. Já Juntando os Pedaços tem uma premissa incrível, e aborda temas tão, tão interessantes. Li em algum lugar que a personagem da Libby sofre de agorafobia, e isso intensificou meu desejo pela leitura.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  26. Só vejo elogios para os livros da jennifer, sempre que vinha no seu blog e lia o nome dele, me perguntava se tinha alguma ligação com o livro kkk quero muito ler esse livro pois trata de bullyng que é um tema que eu me interesso muito por trabalhar com crianças.

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei muito chocada quando descobri que essa doença é real. Não consigo imaginar alguém vivendo toda uma vida nessas condições. Sabe, acho que essa autora deve ser elogiada, pois está usando suas obras para falar de assuntos importantes e que estão a nossa volta e precisam ser cuidados. Estou louca para ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá...adorei a resenha. Eu ainda não consegui ler nada da autora, mas ganhei 'Por Lugares Incríveis' em um sorteio a dois meses atrás. Pretendo ler em breve.

    Vou querer conferir esse também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada dessa autora, na verdade nem tinha visto esse livro e ou qualquer outra obra dela.
    Confesso que a premissa não me chamou muito a atenção, mas achei interessante essa tal doença que ele não reconhece as faces e tals, fiquei intrigada.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Eu estou louco para ler esse livro, mas não sabia que era a mesma autora do livro Por Lugares Incríveis. Minha vontade só aumentou ao saber, pois só vejo boas críticas em relação aos dois livros. Amei sua resenha, só colaborou com a minha vontade de ler! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  31. Eu nunca li nada da autora, mas gostei demais da trama criada. Já tinha lido outras resenhas e sempre fico curiosa com esse livro. Aliás, esse tema tem me chamado muito atenção, porque sinceramente, acho muito importante histórias que relatem o cotidiano cruel de algumas escolas e claro, que não somos perfeitos.

    ResponderExcluir