Resenha: A Operação Baumann - Celso Possas Junior

Editora Itapuca
320 páginas
2016

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Gustavo Baumann acaba de se formar em física na Europa. Acreditando nos ideais de Hitler, ele passa a trabalhar no desenvolvimento de bombas para a Alemanha. Entretanto, após conhecer uma pessoa que possui informações valiosas, Gustavo percebe quais as reais intenções do terceiro reich e agora precisa de ajuda para fugir e salvar a sua vida, além de possivelmente milhões de outras.

A trama protagonizada pelo físico brasileiro Gustavo Baumann trata-se de um suspense durante a segunda grande guerra. Baumann é especialista principalmente na área atômica, e assim acaba sendo responsável pelas pesquisas para confecção de bombas para Alemanha. Entretanto, ele julga que é para que o país mostre-se uma potência, e não que está ajudando na morte de milhões de pessoas. 


Logo, o início é para apresentar os costumes de Gustavo, além de inserir o contexto que dará todo o motivo para a história, com inúmeras explicações científicas, que são um pouco difíceis de entender. A trama engata mesmo a partir da centésima página, quando o protagonista percebe que precisa fugir. Revela-se então bem elaborada, com cenários e descrições realistas, onde não há dificuldades de imaginar as cidades por onde Gustavo passa, por exemplo. Além do mais, segundo o autor, muitos dos personagens foram personalidades que realmente existiram durante a guerra, e passagens do livro foram reais, enquanto outras foram inventadas ou baseadas de fatos existentes.
Ressalto também que a narrativa do autor é ágil e direta, sem demorar-se muito nos acontecimentos. Além disso, para criar mais movimento a trama, é comum os parágrafos alterarem entre personagens que estão de lados opostos, no caso, o fugitivo e o perseguidor. Felizmente a fórmula deu extremamente certo, deixando o leitor ansioso sem torná-lo confuso.

A Operação Baumann se passa basicamente em três países diferentes: Alemanha, França e Brasil. E tem um gostinho especial porque trata-se de uma história ambientada na Segunda Guerra Mundial que coloca também nosso país em evidência. Mesmo que o autor seja brasileiro, não tira a animação em ver, particularmente porque há um lugar específico no Brasil em que a história se passa: Niterói, cidade onde vivo atualmente. Logo, comento que toda a ambientação foi muito bem retratada por Celso Possas; não é difícil imaginar o cotidiano de milhares de brasileiros naquela época, em especial os que viviam no Rio de Janeiro. Tal ambientação bem feita também à aos outros dois países, especialmente na Alemanha.

A única coisa que o autor peca um pouco é no romance. É uma parte bem importante na história, apesar de não centralizar-se nela. Entretanto, a forma como o romance se deu foi forçada, onde inicialmente, os personagens não se conheciam e nem possuiam química, mas no segundo ou terceiro encontro já estavam apaixonados um pelo outro. Ainda assim, é um ponto que não enfraquece a história em si, logo, não é um agravante.

“Na guerra, as mães não tinham lado, inimigos ou aliados, mas apenas a angústia terrível de temer pela vida de milhões de rapazes, espalhados pelas batalhas nos sete mares e em vários continentes.”

O projeto editorial também é bem agradável. Apesar da capa, que particularmente não me agrada muito, a fonte e tamanho da letra são confortáveis, além dos capítulos e subcapítulos em datas serem bem divididos.
A Operação Baumann então tornou-se uma agradabilíssima surpresa em 2016. Há uma trama instigante, que conquista rapidamente, com personagens interessantes, além de muitos fatos históricos impressionantes. Li poucos livros que retratam essa época com fatos baseados, mas apenas A Operação Baumann é quase inteiramente ficcional. Confesso que eu não sabia o que esperar, mas fiquei muito feliz de ter conhecido a história, e recomendo que vocês a conheçam também.

17 comentários:

  1. Oi, Camila
    Já gostei por ter o nazismo como plano de fundo, ainda mais por também ter alguma ambientação no Brasil. Eu gosto de livros com esses temas e confesso que não conhecia esse.
    Apesar de algumas ressalvas suas, gostei bastante da dica e com certeza leria a obra. Que bom que recomenda.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia o livor mas me fascinei pela premissa e a sua resenha me deixou instigada para realizar a leitura. Parece ser uma obra excelente.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei conhecer esse livro, sou entusiasta das grandes guerras, gosto muito de livros com essa temática, ainda mais com o Brasil no meio dessa trama toda. Também acho bem empolgante histórias com fulgas. Dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, é uma leitura que eu consideraria fazer. Gosto de histórias que se passam na segunda guerra mundial, e a premissa dessa obra que conta também com a ambientação no Brasil me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Xará.
    Adoro livros sobre a Segunda Guerra e curti muito a ideia de um brasileiro envolvido com os planos de Hitler. Nunca li nada nesse sentido e acho que vou curtir muito essa leitura!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Fiquei apaixonada pelo seu livro, Segunda Guerra Mundial é um gênero que mais me atrai, mas parab´ns pela resenha e quero ler com toda certeza.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. oie!
    Não gosto quando o romance é forçado, fico com a sensação de que é algo bem sem graça. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas mesmo com esse detalhe do romance, fiquei interessada na leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? De fato, a capa é bem pouco chamativa. Confesso que não me interessei tanto pelo enredo, mesmo você falando bem. Sempre tenho pé atrás com relação a livros que tem como Segunda Guerra Mundial de pano de fundo. Quem sabe futuramente?
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Primeiro: parabéns pela resenha, ela que me fez querer ler a obra. A capa tá bem apagada e isso, querendo ou não, afasta os leitores, o que é uma pena.
    Gostei de ver sua opinião sobre a obra. Li poucas coisas com 2º guerra mesmo sendo um tema que anda bem trabalhado e espero ler em brvee.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conhecia a obra e confesso que pela sinopse senti uma certa curiosidade.
    Mas, ao ler sua resenha, notei que não é um gênero que quero ler no momento.
    Livros que se passam em guerras sempre tem uma carga pesada e não quero ler livros densos no momento.
    Contudo, anotarei a dica para futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Histórias relacionadas a segunda guerra mundial geralmente não me chamam a atenção pelo fato de não conseguir me envolver com esse período, acho massante. Mas ao ler sua resenha e saber que o início da trama demora a fluir já me faz ter certeza de que essa leitura não é para mim! Mas que bom que foi agradável para ti!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Para mim, a capa foi bem confusa e apesar de não gostar de livros que se passem em guerras eu gostei da proposta dele. Só fico imaginando uma coisa. O lado mais preconceituosa do mundo que era o Nazista será que contrataria um físico brasileiro? Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A capa é meio esquisita, mas a história parece ser muito boa. Eu daria uma chance a ele. Ainda mais se passando num contexto histórico real, com certeza vou mergulhar nessa leitura. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei do autor não ter focado muito no romance, assim dá a chance de conhecermos melhor esse enredo, tão bem traçado. A capa também não é de meu agrado, preferia algo mais bem trabalhado. Mas lerei o livro, achei algo bem mais histórico.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não conhecia o livro e fiquei bastante interessada em ler. Pela sua resenha deu para perceber que a história é aquela que pega o leitor mesmo. Gosto de histórias que passam durante a segunda guerra e esse parece ser cheio de ação, obrigada pela dica. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom? Não conhecia esse livro! Achei a premissa interessante, e o fato de abordar a Segunda Guerra só me deixou mais curiosa. Mas esse romance aí acho que não iria me agradar muito... De qualquer forma, anotei sua dica! Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Adorei a premissa e já coloquei na minha lista de leituras 2017.
    No momento estou na vibe da fantasia e suspense, mas a dica já está anotada. ;)

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir