Resenha: Como Combater a Fúria de um Dragão - Cressida Cowell

Editora Intrínseca
Tradutoras: Liciane Côrrea e Marina Vargas
496 páginas
2017

Após 12 aventuras, é chegada a hora de conhecer o final da história. Soluço conseguiu juntar os 10 objetos de Barbadura, mas Alvin roubou todas elas. Além disso, todos pensam que Soluço está morto. Ferido e muito longe de Banguela e de seu objetivo, ele precisa dar um jeito de chegar na Ilha do Amanhã para ser por direito, coroado o Rei do Oeste mais Selvagem. Mas principalmente, precisa encar pela última vez o temido dragão Furioso, que só tem um único objetivo: acabar com os humanos.

É difícil falar desse livro. Pessoas próximas a mim sabem da minha obsessão, tanto pela série de livros, quanto pelos filmes. Acompanhei o lançamento das obras por sete anos, e esperei quase dois anos e meio para que o último livro fosse lançado em terras brasileiras. Só de pensar no tempo passado com Soluço e Banguela, a voz já embarga e os olhos ficam mais molhados. Portanto, provavelmente parecerá mais um tributo, mas relato aqui que todos os meus comentários sobre são sinceros.

“E talvez, mesmo quando tudo acaba em desastre, se foi feito por amor, nunca pode ser considerado um erro.”

No último volume da série, Cressida Cowell mantém a já conhecida fórmula: imagens e o humor peculiar, onte tudo dá errado para o protagonista, mas é impossível não gargarlhar. Um humor até ligeiramente pesado, eu diria. Dessa vez, a autora aposta em mais imagens para ilustrar, já ao contrário dos volumes anteriores, Como Combater a Fúria de um Dragão tem mais ação e todas as cenas são encadeadas para levar ao fim, considerando que todos os personagens estão em um mesmo lugar para lutar por suas vidas. As ilustrações, todas bagunçadas, dignas de um viking, retratam em detalhes e ajudam a entender a bagunça pela qual os personagens estão passando.
Um detalhe do humor a ser apontado é justamente tudo de pior acontecer com o Soluço. Ele é, definitivamente, o tipo de herói que precisa batalhar muito para vencer. O mais engraçado em suas aventuras, porém, é que quando parece que tudo vai ficar bem, algo de conveniente surge na história para acabar com a alegria do protagonista. Para exemplificar sem muitos detalhes, Soluço consegue prender um dragão uma pedra. Mas oh, espere, esse dragão por acaso tem a habilidade utilizada apenas em últimos casos e agora vai soltar a cauda do próprio corpo e continuar a correr atrás dele. Tudo é escrito de maneira a convencer o leitor, sem ser forçado, e regado a muitas risadas.

O único porém que destaco, é a menor aparição de Banguela. Pra quem acompanhou a saga, está bem acostumado às piadas e ao ego inflado do pequeno dragão. Entretanto, como no fim do décimo primeiro livro eles estão separados, leva um longo tempo para que se reencontrem na e quando o fazem, poucas vezes o pequeno dragão solta as tiradas que foram marcantes ao longo de toda a série. Isso fez muita falta, apesar de não ser exatamente um ponto negativo.

Por fim, eu estava morrendo de medo de ler o desfecho da série. Pra quem já leu ao menos o primeiro volume, já sabe o temível acontecimento deixado claro desde o prólogo, e isso sempre me aterrorizou. De fato, o final não é dos mais felizes, mas satisfaz e convence, fazendo com que o leitor sorria com lágrimas nos olhos, tornando-se um excelente encerramento para a série.
Sentirei muita falta de acompanhar as histórias de personagens com nomes engraçados que tanto conquistaram meu coração. Ainda assim, sempre poderei reler os relatos vikings traduzidos do antigo norueguês por Cressida Cowell.
Como Treinar o Seu Dragão é daqueles livros que eu recomendo de olhos fechados. A série não decai, sempre surpreende o leitor que pode ser do mais jovem ao mais velho. E é garantia de diversão.

Sobre a série:
Como Treinar o Seu Dragão é uma série de 12 livros (mais alguns extras) que é lançada desde 2010 pela Editora Intrínseca no Brasil. O último volume foi lançado em 2017. Também foi adaptado para animação pela Dreamworks.

14 comentários:

  1. Só vejo elogios a essa série mas, até então, nunca parei pra ler.
    Mesmo sendo de um ultimo livro, sua resenha me despertou curiosidade!
    Quem sabe eu não pegue pra ler mais pra frente..

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu tô pra comprar essa série faz tempo. Tenho ouvido bons elogios em relação a ela e claro, fico mega curiosa. Já quero <3 Principalmente por ter personagens que tanto amo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Embora tenha gostado muito dos filmes, ainda não li nenhum livro da série, acredita?
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  4. Dei esta série para meus filhos, mas acredita que só li o primeiro livro? Aliás, gostei mais do filme.Nao senti medo do desfecho, mas acho que preciso ler os outros volumes para entender melhor este seu sentimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Camila, só li o primeiro livro da série e confesso que não lembro do prologo.
    Agora fiquei até com medo desse final, mas mesmo assim quero terminar a série.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu sei bem como é quando criamos verdadeira paixão por um livro que não aceitamos que ele acabe, ao menos foi isso que entendi de suas palavras, estou assim com O Muro de Pedras, desde o ano passado fico prolongando para não acabar, volto a primeira página. enfim... Sobre o livro em questão, não sou chegada a finais felizes, então, sinto que ia curti a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conheço nada dessa série! Nunca assisti aos filmes ou li os livros, nem sabia que tinha livros!! oO
    Mas, achei interessante a temática e pelo que percebi é o tipo de livro que traz diversão de boa qualidade, então, vou procurar por eles e vou ver os filmes, se gostar, já embarco na leitura! =)

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li os livros dessa série mas tenho uma grande curiosidade. Gostei bastante da sua resenha e de conferir a sua opinião sobre a obra, parece ser um livro viciante.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Camila, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro dessa série e fico realmente feliz que tenha gostado, eu achei tão fofinho essa capa e leria principalmente e primeiramente por ela, sua resenha ficou linda!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Camila,
    Já faz um tempinho que quero adquirir esse livro, mas tempi e dinheiro me faltam. A premissa dele é bem convidativa, é o genero que gosto. Só fico angustiada porque se trata de série, estou sem tempo para ler conrinucoes.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa nem fala, AMO os desenhos, AMO as adaptações mas morro de medo de continuar a série justamente por causa desse prólogo. Parei ali e nunca mais tentei pegar no livro, porque não gosto de finais assim. Que bom que você conseguiu acompanhar eles durante esses 7 anos, mostra o quanto você se apegou a eles. Ótima resenha, mas não sei se tão cedo irei terminar a série </3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila!

    Flor eu fiquei super chocada com a quantidade de livros que tem essa serie, quando eu vi a foto no seu facebook eu quase cai para trás hahahaha eu adorei o filme, não sei se tem alguma diferença se o contexto e diferente, eu sei que na netflix tem uma serie e baseada nos livros? Depois de todo amor por essa serie, eu gostaria de te pergunta, geralmente para mim ter certeza de que a serie a boa eu sempre procuro comparações de níveis, eu comprei desventuras em serie por que muita gente falava que chegava a nível de Harry Potter, então fiquei super confiante, então a que nível você colocaria essa serie? Fico feliz que final não tenha te decepcionado e que ao longo dos livros não tenha decaído.

    Aguardo sua resposta.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid! Tudo bom? <33
      Assim, o livro é totalmente diferente do filme e série. Totalmente mesmo, mas é aquele tipo de filme que não decepciona mesmo só tendo basicamente os mesmos nomes! hahahaha
      E respondendo sua outra pergunta, eu não consigo comparar a nada, sério. Muito diferente de tudo que já li, mas posso lhe dizer que é minha série favorita! <3

      Beijos!

      Excluir
  13. Oi. Nunca li nenhum livro dessa série, até tenho vontade de ler e já tentei várias vezes comprar, mas nunca consegui. Só assisti aos filmes e não sei se são parecidos ou não.

    ResponderExcluir