Resenha: Em Águas Sombrias - Paula Hawkins

Editora Record
Tradução: Claudia Costa Guimarães
364 páginas
2017
*Exemplar cedido pela editora

Dias atrás, Nel ligou para sua irmã pedindo ajuda. Jules simplesmente não atendeu ao telefone e ignorou o seu pedido, agora Nel está morta, se suicidou, e Jules se vê obrigada a voltar ao local que ela pensou que nunca mais colocaria os pés para cuidar da filha adolescente que sua irmã deixou.
A questão é que Jules está com medo, muito medo. Medo do seu passado, da velha Casa do Moinho, do fato de que sua irmã jamais se mataria e, principalmente, do rio a que todos chamam de Poço dos Afogamentos.

"Há quem diga que essas mulheres deixaram algo de si na água, outros, que a água retém parte do poder de cada uma, pois desde então tem atraído para suas margens as desventuradas, as desesperadas, as infelizes, as perdidas. Elas vêm aqui para nadar com suas irmãs."

Tenho a grande sensação de que faço parte de um seleto grupo que ainda não leu "A Garota no Trem" e nem assistiu a adaptação da obra para os cinemas. Assim, não conhecia o trabalho dessa autora elogiada em cada canto do planeta até por as mãos nesse lançamento tão aguardado que me proporcionou uma leitura bastante singular.

Nel Abbott se suicidou no rio que circunda a cidade, assim como dezenas de mulheres antes dela fizeram, mas sua morte desencadeia uma série de investigações e desconfianças, já que sua irmã Jules, com quem ela não tinha contato há vários anos, tem certeza absoluta de que Nel jamais se mataria, enquanto que Lena, a filha que Nel deixou para trás, tem total certeza de que sua mãe se jogou no rio. Mas o que teria feito a bem sucedida Nel Abbott se jogar do penhasco em direção ao Poço dos Afogamentos?

Comecei a ler Em Águas Sombrias com expectativas em relação a autora mas sem nenhuma em relação a história e acabei sendo surpreendida pelo rumo que as páginas tomaram.

A narrativa é em terceira pessoa e conta os acontecimentos através do ponto de vista do narrador e há capítulos narrados por vários personagens (Mark, Jules, Mickie, Josh, Lena, Louise, Erin dentre outros) além de trechos do livro que Nel Abbott estava escrevendo sobre o poço dos afogamentos, que seriam a visão dela das mulheres que morreram no poço. Cada personagem nos faz ver as coisas como eles acham que são, então em um momento você está odiando fulano por algo que ciclano o viu fazer quando na realidade a situação era outra, o que torna tudo e todos passível de desconfiança. Talvez por essa sensação de desconfiança constante eu não tenha conseguido me apegar a nenhum personagem, entretanto em diversos momentos senti algum tipo de sentimento por eles, fosse raiva ou empatia.

"Ninguém gostava de pensar que a água daquele rio era infectada com o sangue e a bile de mulheres perseguidas, de mulheres infelizes; eles a bebiam todos os dias."

A trama em si é bastante instigante, com acontecimentos bem costurados e que despertam mais e mais a curiosidade do leitor a cada capítulo. Paula criou um enredo que prende o leitor de tal forma que é impossível fechar o livro antes do fim e quando você o faz, a única coisa em que consegue pensar é em voltar a ler, ainda mais pela escrita fluída e agradável que a autora possui.

"Eu a amava. Nenhum de vocês parece entender o que isso significa, é como se vocês não tivessem a menor ideia do que é amor."

Em Águas Sombrias é um livro que vai muito além do mistério "foi morta ou se matou?". Suas páginas carregam histórias de mulheres que por um motivo ou outro não se encaixavam nos moldes do seu tempo ao não viverem sob os parâmetros criados pelos homens ao seu redor, tornando-as encrenqueiras que deveriam ser detidas pelo bem de todos. A história do Poço dos Afogamentos, ao meu ver, foi uma grande representação dos sofrimentos impostos às mulheres ao longo de toda a história da humanidade, além, é claro, de um lembrete da perseguição que muitas delas ainda sofrem. É também um livro que fala sobre o passado e em como ele tem poder para modificar o nosso presente, se assim deixarmos. O que, confesso, me causou alguns grandes momentos de reflexão.

Com um excelente livro para quem gosta de se manter acordado por um suspense, Hawkins é uma autora que acertou o ponto exato de uma boa obra e criou um bom livro que todos os amantes e curiosos do gênero vão querer ler.

22 comentários:

  1. Oi, Larissa. Acabei de ler sua resenha deste livro que me deu curiosidade em ler e assistir também o tal filme.
    Nossa, que perfeição quando você fala do livro. Amei de coração. Também sou uma pessoa apaixonada por leitura. Boas leituras. Sejam elas quais forem.
    Fiquei apaixonada por seu blog, a estou seguindo com imenso prazer e quero acompanhar suas postagens sempre.
    Procurei a caixa de assinatura para receber suas atualizações, porém, não a encontrei. deixo meu e-mail, caso possa me atualizar.
    E-mail: katiaheronn@outlook.com
    Também, sou blogueira, além da minha profissão de produtora e guitarrista. Quero manter contato e quem sabe colocar com sua permissão o link de seu blog para que os meus leitores possam seguir você também.
    Beijos.
    Kátiah Eronn.
    http://www.katiaheronn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katiah!
      Que bom que consegui despertar sua curiosidade em relação ao livro. Assim como você sou apaixonada por boas leituras e consequentemente por bons livros, por isso não exito em indicá-los.
      Seja bem vinda ao blog, sinta-se em casa e volte sempre que desejar. Infelizmente não temos newsletter ainda mas divulgamos todas as nossas novidades nas redes sociais, que você pode encontrar na barra lateral.
      Vou adorar manter contato com você e que você divulgue o link do PLI, o que me deixa muito feliz.
      Visitei o seu blog e o achei sensacional, logo me inscrevi pra ficar de olho nos posts.
      Beijos!

      Excluir
  2. Uau! Eu sou suspeito! Porque adoro a temática do livro! Sendo bem sincero, fico feliz em ver colegas da resistência literária "dando um jeito" de manter viva a literatura desse país. Só por isso, a Claudia Costa Guimarães já merece muitos aplausos! É muito difícil ser autor nesse país.

    Afora isso, a construção das personagens e a ambiência do cenário parece ser bastante interessante! O "Insolite lieu" criado com o mistério das águas é bem original e o fato do livro ser em terceira pessoa, confesso, me deixa sempre interessado. Não tenho uma preferência como leitor, mas geralmente consigo curtir obra literária em terceira pessoa. Em primeira, sempre tenho a sensação de estar vivendo a situação. Mas é um mero detalhe... Sou ator, então é até obvio que me sinta vivendo a situação quando o livro está em primeira pessoa!

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro a escrita da Paula, justamente por ela criar esse suspense e dar um nó na mente do leitor.
    Quero muito ler esse livro e espero curtir a leitura.
    Sua resenha me deixou com vontade de ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Hey, Larissa!

    Eu li A Garota no Trem e detestei o livro... rsrs. Nem quis ver o filme.
    Recebi esse livro aqui também, mas acho que nem vou ler. Não tenho curiosidade em ler mais nada da Paula Hawkins.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa,
    Eu li A Garota do Trem, gostei, mas não achei tudo isso que depois todos começaram a anunciar por aí. Para mim ele foi apenas legal. Estou querendo ler agora Em Águas Sombrias para formar realmente um opinião sobre essa autora.
    Espero gostar dessa dinâmica entre a narrativa e os personagens.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa!
    Estou no clube "ainda não vi/li Garota no Trem", não sei bem porquê já que gosto muito do gênero. Esse livro está com um marketing de lançamento muito bacana e a sinopse deixa mesmo a gente com vontade de ler. Gosto quando o livro nos intriga bem mais do que apenas pela história principal. Já estava curiosa, agora então.... beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa,
    nossa, mas que livro é esse?
    Da forma como você retratou ele parece instigante, vivo, como se falasse com o leitor.
    Adoro livros assim, mas parece que o suspense não é exatamente o foco do livro. Isso me instigou ainda mais.
    Pergunta, porque 4 e não 5 estrelas?

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu também faço parte desse grupo seleto que ainda não leu A garota do trem, mas estou muito interessada em ler esse a meses,gosto muito de tramas bem instigantes e amooo suspense, amei sua resenha fiquei ainda mais animada para ler , obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa
    Que livro interessante você fez a resenha perfeita retratou muito bem parabéns,tanto que deu vontade de ler um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa, tenho lido boas resenhas a respeito deste livro. Só o fato da dúvida entre se ela se matou ou não já me interessaria. Claro que saber que o livro é mais do que isso, é mais do que positivo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Já adicionei esse a meta do Skoob. Acho a premissa ótima, e as resenhas que venho lendo só me motivam ainda mais. Foi o que aconteceu aqui novamente, com a sua. Gostei principalmente de saber que a história vai além do "foi morta ou se matou?" e que também é uma leitura reflexiva.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Desde que vi a capa, já queria muito o livro, está maravilhosa mesmo. Sua resenha é a primeira que estou lendo e fico muito feliz, pq se visse esses pontos negativos, com certeza iria perder a vontade de ler. Me parece bem mais interessante e profundo do que eu estava esperando, estou super ansiosa para ler agora, eu espero gostar também

    ResponderExcluir
  13. Olá Larissa, tudo bem?
    Eu estava muito curiosa sobre esse livro desde que li que ele é da mesma autora de A garota do tren. Assim como o primeiro da autora esse parece ter uma carga de drama e suspense bem altas o que deixa a leitura ainda mais interessante. Estava sem duvida se compraria a obra, mas depois da sua resenha essa leitura vai sim para a minha lista
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, nossa que livro intrigante! Como eu não vi A Garota no Trem não posso dizer muita coisa sobre a autora, pretendo ainda pelo menos ver o filme. "Em Águas Sombrias", deve ser de tirar o folego. Só de ler sua resenha fiquei querendo saber o que realmente acontece e esse livro vai para meus desejado pq é meu estilo de leitura. Adorei!Bj

    ResponderExcluir
  15. Oie, confesso que não gostei muito do a garota no trem, mas fiquei disposta a dar mais uma chance para essa autora pois esse é um livro que parece bem intrigante, e fiquei bem curiosa se a personagem, afinal, se matou ou não. Gostei de saber que podemos também refletir aqui sobre questões femininas.

    ResponderExcluir
  16. Olaaaa assim como você não li a garota do trem nem vi o filme, to aguardando o meu águas sombrias chegar, estou ansiosa amei sua resenha seus quotes, amei sua sinceridade.
    Espero amar a obra e ver e ler a garota do trem. Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Apesar do nome todo da autora, nunca estive interessada ler algo dela, afinal é um gênero que não gosto mesmo muito. Porém vemos aqui que o lado "feminino" é trabalhado junto e isso me fez surgir uma ponta de interesse. Quem sabe futuramente?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii Larissa
    Estou muito curiosa para conhecer além de resenhas, já li várias, cada qual com sua crítica, já vi muitas pessoas que não gostaram e muitas que gostaram do livro. Gostei muito da sua resenha, achei que com ela fiquei ainda mais curiosa para conhecer essa história. Essa dica já estava anotada srs, agora, vem cá amiga, que capa linda que o editorial record fez, arrasou mesmo!
    Amei seu post
    Abraços:**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  19. Que resenha maravilhosa, de Águas Sombrias, da Paula Hawkins. O livro parece ter um enredo bem flertante, que faz o leitor ler rapidamente do início ao fim. Quando comecei a ler a resenha achei que era sobre sereias.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a sua resenha! Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade desde A Garota do Trem, mas de alguma forma esse livro me chamou muito mais a atenção, parece ser muito mais bem construído. Espero poder conferir em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie tudo bem? Não sou muito fã de suspense, mas fiquei curiosa pra ler esse livro no lançamento. Ainda estou esperando pra ver mais opiniões sobre ele, mas sua resenha ficou incrível!

    ResponderExcluir