[EVENTO] Cobertura Anime Friends

Olá, pessoal! Como vão?
Hoje eu trago pra vocês uma cobertura que espero muito que fique a altura do evento! Como vocês sabem, se acompanham o blog, hehe, estaríamos presente nos três dias do Anime Friends, maior evento de anime da América Latina.

Créditos ao proprietário da imagem
Esse ano, o evento ocorreu durante um final de semana apenas (7, 8 e 9 de julho), mas em um lugar maior e mais confortável, o Transamerica Expo Center, fechado e climatizado.
A mudança do local para este ano dividiu opiniões. Por um lado, muitos gostaram do local por ser fechado, climatizado e por ser centro de convenções, ter banheiros. Por outro lado, muitos foram contra por conta da distância do local na cidade de São Paulo.
Particularmente, opinião vinda de alguém que não mora no estado, achei a mudança muito bem-vinda. De fato é um local mais afastado, mas além dos benefícios do centro de convenções, o Transamerica Expo fica a dez minutos do metrô, que interliga grande parte da cidade. Me locomovi por São Paulo inteira com apenas R$3,80 do metrô, e apesar do tempo para chegar, valeu a pena. Ponto positivo.

Creio que o que mais gostamos foi o fato do Anime Friends se assemelhar mais com os eventos de anime antigos. Nos últimos tempos, os eventos traziam cada vez mais uma programação que não agradava ao público-alvo, com atrações recheadas de youtubers que muitas vezes nem conversavam sobre a cultura otaku e geek. Em 2017, houve a preocupação de focar inteiramente em uma programação que agradasse as pessoas que frequentam tais lugares há anos; os youtubers eram conhecidos do público, falando sobre animes e cultura japonesa em geral, como a Satty e Haru. Além disso, houve uma gama de dubladores, como os de Hora da Aventura, os de Homem Aranha: De Volta ao Lar e o já conhecido Guilherme Briggs e palestras, como a com o criador de Irmão do Jorel e com editoras de mangás no Brasil.
Vale lembrar também que ocorreram as finais do Yamato Cosplay Cup Internacional, que reunia cosplayers do mundo todo e a final do Yamato Cosplay Cup Brasil, com seletiva nacional para ir a final no segundo semestre. Por fim, teve a final do WCS Brasil, escolhendo uma dupla para representar o Brasil na competição japonesa.

Como esse é um blog literário, gostaria de dar uma atenção às editoras presentes no evento, NewPop e Panini (JBC e Nova Sampa estavam presentes apenas com mangás pelos estandes de sebos) e também Beco dos Artistas, espaço que reuniu dos mais variados tipos - desde pessoas com chaveirinhos e desenhos maravilhosos a pessoas com suas próprias hqs. Ou seja, o evento foi um bom lugar para conhecer artistas que eu não conhecia antes.
Além dos standes das editoras Panini e Newpop, que estavam grandes, bonitos e bem organizados, também houve palestra com as editoras, para esclarecer dúvidas, conversar sobre o mercado e é claro, anunciar novos títulos!

Devo mencionar também que o evento foi um tanto musical. Além das atrações internacionais, carro-chefe do evento, houve inúmeras bandas brasileiras, o que no geral totalizou em média quinze atrações músicais. Isso sem contar com o animekpop, que rolou ao longo dos três dias de evento e de atrações como a dança tradicional coreana e um trio que tocou instrumentos ao longo do Transamerica no dia 08/07, que infelizmente não sei o nome, mas que foi muito bonito de se ouvir!

À esquerda, o trio de instrumentos; à direita, dança tradicional coreana

Já a pequena decepção fica por conta dos estandes. Reservei uma grande quantia preparada para torrar em São Paulo, mas não gastei nem metade do que imaginava. Não havia muita diversificação de produtos, e muitos dos estandes se resumia a Funkos. Havia alguns com ótimas promoções, e nesses, conseguimos barganhar e levar boas coisas pra casa. Outro ponto a se considerar é que eles estavam bem pertos um do outro e com isso, o corredor para circular entre eles era minúsculo e apinhado de pessoas. Algo meio difícil de compreender já que o local é enorme e poderia muito bem acomodar os estandes de forma confortável.
Ainda que os estandes estivessem um tanto apertados, porém, havia MUITAS opções de comidas. Algumas baratas, outras nem tanto assim, mas bem diversificado para vários gostos - Bob's, pizza, franguinhos, waffles, yakisoba e combinados, para citar apenas alguns. Para minha alegria, passei o fim de semana a base de yakisoba - algo que gosto muito, que esteva gostoso e num ótimo preço.

Por fim, eu gostaria de ter adicionado mais fotos - mas percebi que grande parte das fotos que tirei, seja de cosplays ou de atrações, tinha a gente no meio, então espero que compreendam!
Como minha primeira experiência nesse evento, posso dizer que o saldo foi um tanto positivo. Nas últimas vezes que compareci aos do tipo, aqui no Rio de Janeiro mesmo, não me senti tão acolhida quanto ao estilo, que havia mudado bastante ao longo dos anos. O Anime Friends conseguiu realizar algo próximo dos eventos de pelo menos 7 anos atrás, e afirmo para que os que não foram esse ano irem sem medo em 2018. E espero que os eventos de anime se pareçam novamente com eventos de anime e menos com comic cons.

Caso alguém que está lendo esse post tenha comparecido ao evento de cosplay e queira saber se temos foto com você, por favor, entre em contato no nosso e-mail!
Tomem uma montagem engraçadinha do fim do evento, no domingo, onde estávamos mortos, mas absurdamente felizes:

Por fim, obrigada ao Anime Friends pela oportunidade de cobrir o evento!

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sempre tive vontade de ir ao Anime Friends, mas tinha medo justamente por uma das coisas que você falou: não me sentir acolhida. Também sou do RJ, então vou fazer um esforcinho para ir ano que vem. Sério que não teve estande da JBC? Decepcionei :/ Pelo menos lá é um lugar legal também para eles anunciarem novos títulos. Ótima cobertura :D
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola.
    Deve ser otimo poder comparecer a um evento desses.
    Nossa ,Funkos são tão carinhos,achar um em promoção deve ser otimo hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila!
    Eu moro do lado do transamérica e adoro quando tem eventos lá, acho bem organizadinho.
    Achei bem legal de focarem mais na cultora geek e otaku esse ano. Ainda não compareci em nenhuma Anime Friends porque nunca me preparo bem para ela, mas espero ir no ano que vem, mesmo!
    Uma pena que não tinha muita variedade de coisas pra comprar, neh!? Uma pena mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila.

    Eu nunca participei desse tipo de evento. Foi apenas na Bienal de Minas, mas quem sabe eu vá no próximo evento de anime para conhecer. Pena que não tinha variedades que você desejava para suas aquisições. Parabéns pelo post.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila!
    Que legal, parece ter sido bem gostoso. Nunca fui a um evento assim, por não estar tão inserida nesse universo, mas fiquei curiosa!

    Ótimo cobertura! Beeijos,
    Aline
    Universo Tácito

    ResponderExcluir